terça-feira, 25 de novembro de 2014

Orlando Lelo


Publicado originariamente no site Mais Carira, em 4/abr/2014.

A extraordinária arte do mundo reciclado de Orlando Lelo.
Por Iara Maria*

Embora muitos não sabem quem é Orlando Lelo, quem o conhece fica fascinado pelo seu trabalho de modalidade Assemblage mista. Há mais de 25 anos no ramo da arte, entre os oito filhos, somente ele voltou-se para o meio artístico, com mais de 5.500 obras, algumas dessas artes podem ser vistas em seu acervo no Centro Cultural, na Rua da Saudade, 333, na cidade de Carira.

Com 46 anos de idade, José Orlando de Oliveira, nascido em 07 de dezembro de 1967, natural na Baixa da Lama, no Município de Carira, Estado de Sergipe, há 112 km de distância da Capital Aracaju, possui apenas o ensino fundamental menor, o artista criado pelo pai, onde eram 5 irmãs e 3 irmãos, além de compor algumas músicas este orgulho carirense nos surpreende na diversidade cultural de seu trabalho.

Como tudo começou?

“Desde criança pro volta dos 7 anos de idade, quando ia para a roça com meu pai e meus outros irmãos, inconscientemente comecei a juntar sucatas, tampas de garrafas, latas, galhos torcidos, madeiras e não sei porque achava que aquilo um dia ia me servi carrinhos e tratores e máquinas que eu via no campos. Depois que vim morar na cidade procurava meus objetos nos lixões”.

De onde vem tanta criatividade?

Em São Paulo, recebi duas críticas à respeito do meu trabalho onde um dizia: Orlando você tem que focar sua arte em uma coisa só, mas uma segunda pessoa não concordou e disse: – Não se pode limitar a criação e Orlando é assim, tem que deixar ele criar, pois cada um tem seu estilo. Daí então eu fazia esculturas de cimento e a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi minha primeira grande criação, onde de uma promessa feita a Santa me senti na obrigação de fazer uma homenagem a mesma. Daí então não parei mais.

As pessoas encomendam sua arte?

Sim. Mas eu só vendo para colecionadores, pessoas que eu veja que realmente admiram meu trabalho, vejo se vale a pena, e prefiro expor meu trabalho para meu povo, muito mais que os de fora. Meu trabalho tem um valor sentimental, aos apreciadores eu vendo com muito gosto.

Um sonho não realizado?

Um museu para expor toda minha arte é o meu grande sonho a ser realizado e tenho certeza que ainda verei isso sendo concretizado.

Aqui deixamos nossos sinceros agradecimentos pela linda contribuição da modalidade expressiva e tamanha dedicação, carinho ao qual vimos nosso artista falar em suas obras, e ver que os restos deixados por uma sociedade foi transformada em belos trabalhos. Onde o bom senso, a sensibilidade e a paciência são exercidos de tão linda maneira. E de uma forma espontânea e natural com habilidades especificas e talento sem igual, parabéns pra você Orlando lelo, nosso rei da arte.

Iara Maria (Lic. Geografia-UFS).

Texto e imagem reproduzidas do site: maiscarira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário