segunda-feira, 10 de novembro de 2014

História do Município de São Francisco/SE.


História do Município de São Francisco/SE.

São Francisco tem o maior cajueiro de Sergipe.

Município já se chamou Jacaré e pertenceu a Propriá e a Cedro de São João.

O município de São Francisco surgiu com o nome de Jacaré, por causa de um pequeno riacho com esse nome, que passava nas proximidades, e no qual, segundo os mais antigos, havia um jacaré. Foi às margens desse riacho, que hoje se chama Galante, que em 1860 Antônio Caldas, considerado o fundador da cidade, construiu um engenho e algumas casas.

Em 1870 o povoado tinha uma escola, um cemitério, um açude e uma capela, tudo construído por Antônio Caldas. A partir daí, o pequeno povoado passou a se chamar São Francisco, tendo como padroeiro São Francisco de Assis. Os moradores viviam da pesca no riacho, plantio de algodão e do corte de cana, toda ela enviada para o engenho de Antônio Caldas.

De acordo com as pesquisas da professora aposentada Neildes Marques Nascimento, a população era muito pobre, com casas de taipa e muito frágeis. “Chovia muito e a chuva chegava a derrubar as casas dos moradores. Havia também uma senzala onde viviam os escravos de Antônio Caldas”, informa ela.

Em 1945 a cidade passou a ser iluminada por lampiões a gás, que eram acesos às 18 horas e apagados às 22 horas, por Hortêncio e Izaul. Em 1951 houve uma festa de inauguração da luz elétrica a motor, implantada pelo prefeito de Cedro de São João, Euclides Ferreira. Só a partir de 1956, a luz passou a vir da hidroelétrica de Paulo Afonso.


Texto e foto reproduzidos do site: baixosaofrancisco-se.webnode.com.br

Foto: Divulgação.

É no município de São Franciso, onde se encontra o maior cajueiro do estado de Sergipe e o segundo maior do país.

Com informação da Equipe A8SE.

Há 85 km de distância de Aracaju e 51 anos de emancipação política, o município de São Francisco chama a atenção por sua beleza e animação. O cajueiro de 2.438 metros quadrados, maior do estado e segundo maior do país, é o centro da cavalgada que já é tradição na região.

Com mais de dois mil metros quadrados de área, o cajueiro do povoado Piçarreiras é o maior de Sergipe e o segundo maior do Brasil. A árvore virou marco na região. A sombra dos 194 metros de circunferência e 76 de diâmetro do cajueiro virou ponto de referência dos moradores.

Trecho de reportagem e foto reproduzidas do site: 8se.com/conteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário