domingo, 23 de novembro de 2014

O que sobrou do mangue

Foto: Bruno Cardoso.

Publicado originalmente no Blog "Em Pauta UFS", em 08/04/2009.

O que sobrou do mangue

O termo manguezal é utilizado para descrever uma variedade de comunidades costeiras tropicais compostas por especies vegetais, arboreas ou arbustivas que conseguem crescer em solos com alto teor de sal

Por Ivo Jeremias.

Em Sergipe, o carangueijo não é apenas um elemento da culinaria. Ele é um dos principais simbolos da cultura sergipana. A própria palavra Sergipe que denomina o nosso estado é uma palavra de origem tupi que significa “rio dos siris”. Os manguezais que constituem o habitat destes crustáceos e de muitas outras espécies são ecossistemas localizados predominantemente no encontro dos meios maritimos, fluvial e terrestre, proximo a estuarios e bacias. No estado de Sergipe, os manguezais se encontramna foz dos principais rios e nos estuários dos rios Piauí , Real, Vaza-Barris e Sergipe.

Para muitas familias o manguezal representa uma importante fonte de renda,além de fornecer uma importante fonte de alimento e ser responsavel pela manuntenção do equilibrio ambiental. Fatos como estes mostram o porque é tão importante a preservação deste ecossistema, entretanto isto é algo que não está sendo feito. O manguezal é o ultimo ecossistema que restou da cobertura vegetal da mata atlantica em Sergipe. Em 1975, o estado contava com 555,7km² de mangues, de acordo com a EMPRAPA, em 1981, esta area foi reduzida para 468,7km². atualmente segundo a ADEMA, Sergipe tem aproximadamente 262 km² .

Um dos principais fatores que contribuem para a devastação do meio ambiente é o crescimento urbano desordenado das cidade. Em Aracaju , este é um fenômeno que acompanha historicamente o processo de formação da cidade. A capital Sergipana foi erguida em áreas de terrenos alagados e de manguezais. A cidade teve sua expansão realizada através de aterros e adensamentos das areas de mangue.

Nos ultimos trinta anos, segundo a EMBRAPA e ADEMA, a devastação ambiental foi se agravando principalmente a especulação imobiliaria em Aracaju e a Cacinicultura nos municipios interioranos. Em Aracaju bairros como a Coroa do meio, Lamarão, Santos Dumont, 13 de Julho ,Farolândia, Jardins e Atalaia são exemplos da destruição dos mangues, já que para a construção destes bairros muitas areas de mangue foram aterradas.

O bairro Jardins é o maior exemplo do desrespeito com que o meio ambiente está sendo tratado. No lugar deste bairro,antes existia a reserva ecológica Parque Tramandaí que foi quase totalmente destuida para a construção de uma nobre área residencial e de um shopping center. O que restou da reserva foi uma pequena faixa de manguezal , onde é despejado esgoto e todo tipo de lixo. E para ilustrar este triste cenário foi colocada uma enorme placa(quase do tamanho do intitulado Parque ecologico) com o nome : Reserva ambiental Tramandaí,afinal está na moda parecer corretamente ecológico nesta sociedade onde as pessoas parecem não ter a dimensão real da importância dos ecossistemas para o equilibrio ambiental.

A destruição dos ecossistemas é muitas vezes atribuída a falta de conhecimento sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.”É preciso conhecer para preservar”, diz a professora Carmem R. Parisoto , coordenadora do projeto Atlas Digital, desenvolvido pela universidade Federal De Sergipe, através do Departamento de biologia.

O Atlas digital é um programa para internet com imagens e textos explicativos sobre os ambientes aquáticos sergipanos e da fauna associada a eles. O intuito do projeto é que através das informações disponibilizadas no site www.labec.com.br/biodigital seja possivel que o publico se torne capaz de reconhecer a fauna especifica do estado e que desenvolva uma consciência ecológica. Segundo a professora Carmem R. Parisoto o site deve servir como um instrumento para auxiliar no ensino de ciêncis e biologia nas escolas do estado, fornecendo elementos que tornem possivel uma aprendizagem contextualizada e fornecendo novos recursos tanto para professores como para os alunos.

O site tem como interesse facilitar o acesso à informação , enriquecer o processo educacional através de imagens , jogos e informações com uma linguagem mais descontraída em relação aos livros didaticos . Um dos obejtivos principais do projeto é desenvolver nos estudantes uma consciência ambiental para que as proximas gerações possam cuidar com mais carinho o pouco dos ecossistemas que ainda restam.

Texto e imagem reproduzidos do blog: empautaufs.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário