sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Lançamento do livro 'Patrimônio Ambiental Sergipano'



Fotos: Assessoria de Imprensa e Portal Infonet

Infonet - Cultura - Noticias - 25/11/2014.

Lançamento do livro 'Patrimônio Ambiental Sergipano'
Livro será lançado hoje no Museu da Gente Sergipana

Uma publicação que propõe a contemplação das paisagens naturais e peculiaridades da fauna e da flora sergipana, aliado a um mergulho nas unidades de conservação e áreas de preservação ambiental existentes no estado. Esta é a proposta apresentada pelo livro de imagens “Patrimônio Ambiental Sergipano”, produzido pelo repórter-fotográfico Marcos Rodrigues (DRT 845/SE) e pelo jornalista Hugo Sídney Brandão (DRT 711/SE). A obra será lançada nesta terça-feira, 25, às 18h, no foyer do Museu da Gente Sergipana.

Contando com patrocínio da Alphaville e apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), os profissionais reuniram o trabalho realizado em cerca de dois anos de pesquisas e prospecções nas unidades de conservação implantadas em Sergipe, a partir de 2007, e nas Áreas de Preservação Ambiental (APA’S) nas diversas regiões de Sergipe.

De acordo com Marcos Rodrigues, a obra busca envolver o leitor e os admiradores de livros de imagens nos cenários naturais de rara beleza existentes em Sergipe. “Esta é uma riqueza que precisa ser conhecida e reconhecida pelos sergipanos para que valorizem, apreciem e cuidem cada vez mais desse patrimônio”, destaca o autor.

“O livro é uma obra de fotografia e, parafraseando Mário Cravo Neto, a função da fotografia é como a de toda grande arte – unir os homens, aproximá-los de uma idéia comum. É como a poesia, a mais gestual das manifestações criadoras. Contém em si o sinal da cruz – o elo de ligação entre o céu e o inferno”.

Já para o jornalista Hugo Sídney, o livro representará um contributo ao trabalho de quem se dedica a preservação. “O brilhante trabalho de reconhecimento e preservação do patrimônio ambiental que temos em Sergipe é evidenciado nesta obra, que é fruto de uma necessidade que enxergamos de que a população sergipana conheça e se engaje nesse contexto de preservação. Sem o meio ambiente não há qualidade de vida, e dele depende nossa sobrevivência. Mostrando o que há de belo é que pretendemos sensibilizar para a necessidade de preservação”, aponta. O livro contém 149 páginas com as imagens de autoria de Marcos Rodrigues e textos explicativos de Hugo Sídney Brandão.

Fonte: Assessoria de Imprensa.


Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura
______________________________________________________________

Infonet - Cultura - Noticias - 25/11/2014.

Preservação ambiental em Sergipe vira tema de livro.
Os autores são Hugo Brandão e Marcos Rodrigues.

Por Helena Sader e Verlane Estácio.

O livro “Patrimônio Ambiental Sergipano” foi lançado nesta terça-feira, 25. E os autores do livro foram unânimes em afirmar qual é o sentido real da obra: manter a preservação ambiental no estado. O jornalista Hugo Sidney Brandão, em parceria com o fotógrafo Marcos Rodrigues, lançou o livro no Museu da Gente Sergipana. A obra reúne registros fotográficos e jornalísticos do patrimônio ambiental de várias partes de Sergipe.

Hugo Brandão fala que a proposta do livro é trazer registros do que vem sendo feito em Sergipe em se tratando de preservação ambiental. “A ideia é trazer uma narrativa visual do trabalho de preservação ambiental aqui. Muitos pesquisadores vêm pra cá pelas unidades de conservação que se tem em Sergipe”, disse o jornalista.

O autor fala também das formas de atingir a sociedade. “Nossa ótica é produzir um trabalho mais jornalístico e artístico para que a sociedade tivesse conhecimento disso. Para você ter noção da importância de uma coisa, nada melhor que conhecê-la e admirá-la”, explicou Hugo. “O livro foi feito com um olhar artístico, informativo, didático até. A partir do momento que você se sensibiliza com a beleza do meio ambiente, você passa a perceber o valor daquilo”, completou.

Os autores trabalharam juntos durante três anos até a conclusão do livro. O fotógrafo Marcos Rodrigues conta sobre o contato com a natureza. “Esse trabalho possibilitou a gente estar em contato maior e mais aprofundado com a natureza. Isso é muito gratificante”, disse.
O fotógrafo fez questão de relembrar a situação da preservação em Sergipe. “Todos os lugares que visitamos e registramos estavam muito bem preservados. O intuito é a gente divulgar isso, para que isso continue sendo feito”, disse Marcos. “Mostrar a beleza e fazer com que as pessoas sintam que essa beleza não pode ser agredida. Provocar essa emoção de tal forma que a preservação permaneça”, completou.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário