terça-feira, 25 de novembro de 2014

Raimundo Carira


Publicado originariamente no site Mais Carira, 19/ago/2014.

Raimundo Carira: Artista Plástico é um Almanaque Vivo Da Brasilidade.

Nem só de poesia vive a terra do famoso escritor Casimiro de Abreu. Por lá, vivem também outros grandes talentos, como Raimundo Carira, artista plástico. Sergipano da cidade de Carira, que adotou como sobrenome, o artista começou a pintar aos cinco anos no armazém de seu pai.

Atualmente, aos 73 anos e esbanjando vitalidade, o pintor guarda em seu acervo pessoal centenas de telas que remete qualquer admirador, uma viagem no tempo e às mais variadas culturas.

Nos anos 70, Carira frequentou a Escola Nacional de Belas Artes, no Rio de janeiro e foi um dos fundadores da Feira Hippie, em Ipanema, na década de 60. Ainda na década de 70, realizou a primeira exposição em Itatiaia, região serrana do estado. Já teve suas obras expostas na Casa de Cultura de Casimiro de Abreu e também em Zurique, na Suíça.

Para ele, os temas escolhidos para suas obras vêm de cada parte do Brasil. “Por onde passei fiz questão de deixar registrado muitos momentos em minhas telas. O nordestino tem uma alegria de viver contagiante e foi justamente isso que quis retratar em cada obra, além é claro que lugares fora do nordeste brasileiro”, explicou o artista, enquanto pincelava sua tinta óleo em mais uma tela.

O dom de pintar foi descoberto muito cedo e a partir daí, Carira começou a estudar para desenvolver melhor suas habilidades, entretanto, sentiu falta da liberdade de criar seu próprio estilo. “Os jovens que começam a estudar artes, por muitas vezes ficam presos a teorias, o que em partes, impossibilita um pouco o processo de criatividade natural. Eu estudei e depois decidi abrir a mente para ousar mais e ter a liberdade de pintar de acordo com meus sentimentos”, justificou, explicando que seu estilo se define como uma mistura de barroco, primitivismo, cubismo, com toques geométricos.

Carira apresenta uma característica bastante singular em suas pinturas, que são tomadas por cores vibrantes e alegria. Para ele, é importante transmitir uma riqueza de detalhes que certamente, fazem de suas telas, únicas e cobiçadas. “Gosto de expressar os cenários do nordeste, mosaicos bem trabalhados que remetem à cultura europeia, entre outros, mas principalmente, gosto de ver a alegria que transmito através da minha paixão, do meu dom. Fico feliz em abrir as portas da minha casa e receber pessoas que realmente admiram o meu trabalho e valorizam a cultura local”.

Texto e imagem reproduzidos do site: maiscarira.com.br

Um comentário: