segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Grupos folclóricos mantêm a tradição cultural em Sergipe

Mestres da cultura popular.
Foto: Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 08/01/2015.

Grupos folclóricos mantêm a tradição cultural em Sergipe
Encontro Cultural de Laranjeiras completa 40 anos

Até o dia 11 de janeiro, Laranjeiras é palco de um dos maiores encontros culturais do país. As manifestações folclóricas que completam 40 anos no Encontro Cultural são representadas por mestres que valorizam a história de um povo que respira a cultura na sua forma de dança, música, teatro e pesquisa.

Grupos como Chegança, Taieira, Reisado e Cacumbi contam a história de luta de um povo que descobriu o real significado da preservação cultural unindo a antiga e a nova geração de participantes.

O mestre Deca, um dos idealizadores do Grupo Cacumbi, está afastado por problemas de saúde, mas garantiu nas gerações o legado. “O que me levou e aos meus irmãos a permanecermos no Cacumbi foi um pedido do meu pai. Nosso pai estava doente e disse que se o grupo acabasse a vida dele acabava ali. A dedicação de 40 anos de mestre e o restante da idade como brincante do Cacumbi e de outros folguedos não pode acabar”, destaca Antônio Carlos dos Santos.

A apresentação dos cortejos folclóricos ocorre nesta sexta-feira, 9, a partir das 19h. Na programação, Cortejo Mestre dos Mestres – Abertura Oficial, Taieira (Laranjeiras/SE), Chegança Almirante Tamandaré (Laranjeiras/SE), Cacumbi Mestre Deca (Laranjeiras/SE), Cacumbi Mirim Aglaé Fontes (Laranjeiras/SE), São Gonçalo do Amarante (laranjeiras/SE), São Gonçalo Adolescente (Laranjeiras/SE), São Gonçalo Mirim (Laranjeiras/SE), Samba de Pareia (Laranjeiras/SE), Samba de Pareia Juvenil (Laranjeiras/SE), Chegança Almirante Barroso (Laranjeiras/SE), Reisado Bom Jesus dos Navegantes (Laranjeiras/SE), Guerreiro do Bom Jesus (Laranjeiras/SE), Reisado Flor do Lírio (Laranjeiras/SE), Reisado Benjamim (Laranjeiras/SE), Reisado de Nadir (Laranjeiras/SE), Guerreiro Nova Geração (Laranjeiras/SE), Reisado São Benedito (laranjeiras/SE), Batalhão de Dona Ana (laranjeiras/SE), Reisado Menino Jesus (Laranjeiras/SE), Samba de Côco (Laranjeiras/SE), Batalhão Reviver (Riachuelo/SE), Bacamarteiro de Aguada (Carmópolis/SE), Parafusos (Lagarto/SE) e Grupo Aruanda (Belo Horizonte/MG).

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário