quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Jornalista Luciano Correia lança novo livro

Foto: divulgação.

Infonet - Cultura - Noticias - 22/01/2015.

Jornalista Luciano Correia lança novo livro em Aracaju.
Autor aborda o reposicionamento das TVs no universo digital.

"Entre Promessas e a Realidade da Televisão Digital” é o título do novo livro de autoria do jornalista Luciano Correia. A obra, que é resultado de uma tese de doutorado realizada na Unisinos (RS) e na Universidad Carlos III, de Madrid, Espanha, traz um retrato de um importante momento da mudança de patamar tecnológico na televisão brasileira, especificamente no registro dos movimentos desenvolvidos pela Rede Globo de Televisão no seu reposicionamento no universo da TV digital.

No resumo do livro, o autor conta que em dezembro de 2007, o Brasil deu início à nova fase da televisão, caracterizada pela passagem do patamar analógico para o digital. De acordo com ele, a Rede Globo de Televisão, principal emissora de TV do país e uma das maiores do mundo, aos poucos, fez sua passagem nas capitais e principais cidades brasileiras e começou a investir na implantação dos serviços inerentes à nova tecnologia de transmissão.

“O presente trabalho busca identificar as principais decisões tomadas pela Globo para se posicionar, dos pontos de vista econômico, mercadológico, administrativo, artístico, tecno-estético e sob outros aspectos, no ambiente da digitalização. O conjunto dessas estratégias é analisado aqui pelos instrumentos da Economia Política da Comunicação, linha de pesquisa na qual se inscreve o trabalho”, explica.

“Como pesquisador, eu atuo na linha da Economia Política da Comunicação, onde militava no grupo de pesquisa Cepos, liderado pelo prof. Valério Cruz Brittos, falecido em 2012. A pesquisa estuda os movimentos (estratégias) adotados pela Rede Globo de Televisão na passagem do patamar analógico para o digital. Na UC3 de Madrid, fui orientado pelo prof. Dr. Luis Albornoz, ex-presidente da seção internacional da Ulepicc, a União Latina de Economia Política da Comunicação, Informação e da Cultura”, completa.

Esta é o quarto livro lançado Luciano Correria. Nos anos 80, ele lançou um livrinho de poesias chamado “O Passeio”; em 2007, ele publicou "Jornalismo e espetáculo: o mundo da vida nos canais midiáticos"; em 2012, lançou “TV Caju e TV Cidade: o conteúdo local no mercado de televisão por assinatura em Aracaju".

O lançamento da nova obra está marcado para esta quinta-feira, 22, a partir das 17h, na livraria Escariz, localizada no bairro Garcia.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário