segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Poço das Moças - Serra de Itabaiana






Poço das Moças - Serra de Itabaiana/SE.

Localizado no lado leste da Serra de Itabaiana, sem dúvidas, o poço é um dos locais mais procurados para diversão e visitação, com água limpa e coloração escura, possui aproximadamente 10m de diâmetro e profundidade 1,5m (atualmente está mais raso devido ao acúmulo de material orgânico).

O parque não cobra de taxas de visitação, apenas há exigência do registro de entrada em livro, você pode ir de veículo até a sede do IBAMA que fica aproximadamente 3 km da entrada do parque, daí em diante, o percurso até o poço será feito a pé e dura cerca 10 min.

Não há necessidade de guias para isso, o caminho é uma estradinha vicinal, ladeada com árvores que exalam o gostoso perfume de mata atlântica, em alguns momentos a sombra se torna mais intensa de tão fechada, se tiver dúvidas da chegada ao destino, uma faixa circular de areia muito branca com uma árvore muito parecida com mangabeira é a indicação que você está muito próximo, é só pegar a esquerda e escutar o barulho das águas.

Agora alguns lembretes: no interior do parque é proibido o trafego de veículos de médio e grande porte, a exemplo de vans, topics e micro ônibus etc., estes devem ficar estacionados fora do parque. Embora veículos de passeio e motos sejam permitidos, o condutor deve ficar atento ao período chuvoso, pois no caminho existem dois riachos o do coqueiros e o da água fria que normalmente são rasos, não apresentando grandes dificuldades para ser transpostos, porém, com chuva fica mais difícil a travessia.

O parque é uma área de mata atlântica protegida por lei federal, portanto, proteja-o incentivando conservação de sua fauna e flora, não deixe lixo no meio ambiente ou acenda fogueiras.

Curiosidade: Dizem que o Poço tem esse nome devido a uma estória de dois caçadores que encontraram duas “moças encantadas” ali se banhando e sumiram sem deixar vestígios.

Texto e fotos reproduzidos de postagem feita por:
Sidney Rocha, no blog trilharsergipe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário