quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Homenagem a José Carlos Teixeira


Publicado originalmente no Facebook, na Linha do Tempo
de Antonio Samarone, em 28 de novembro de 2014.

A Academia Itabaianense de Letras prestou justa homenagem a José Carlos Teixeira. O homenageado, de família itabaianense, nasceu em Aracaju em 03 de maio de 1936, na casa de sua avó Isabel, na Rua de Itabaiana, 258. Filho de Dona Alda Mesquita Teixeira e Oviêdo Teixeira. Registrado pelo pai como nascido em Itabaiana. Casado com Maria Eugênia Fontes Souza Teixeira, com quem teve 4 filhas: Simone, Suiene, Solange e Eugênia.

Participou da fundação da Aliança Francesa, ao lado de outros intelectuais e da professora Monique Rolland. Em 1951, sob a liderança do professor Feltre Bezerra, ao lado de Cândida Ribeiro (professora), Genaro Plech (maestro), Marcos Ferreira de Jesus (farmacêutico e Prefeito de Aracaju), Hilton José Ribeiro (comerciante), José Carlos Teixeira ajudou na criação da Sociedade de Cultura Artística de Sergipe (SCAS), depois dirigiu a entidade, ao lado de Clodoaldo Alencar, Alberto Carvalho, Bonifácio Fortes, entre outros.

A SCAS foi um referencial na vida cultural de Sergipe, nas décadas de 1960 e 1970, do século passado. A SCAS publicou livros, promoveu oficina de teatro, trouxe para Sergipe concertos, corpos de baile, orquestras, o esforço de José Carlos Teixeira colocou Aracaju na rota nacional dos eventos artísticos.

Na política, foi fundador do MDB a nível nacional, e liderou o Partido nos tempos sombrios da ditadura. O AI-2, de outubro de 1965, extinguiu os 13 Partidos Políticos existentes, criando a ARENA e o MDB.

Em Sergipe, a ARENA foi pequena para caber todo mundo, os 32 deputados estaduais, todos os Senadores, ex Governadores, etc.

Ficaram de fora, Seixas Dória (preso) e três Deputados Federais, Ariosto Amado, Walter Batista e José Carlos Teixeira; e dois Prefeitos, José Costa (Moita Bonita) e Jose Lavres (Pedra Mole). José Carlos Teixeira foi um dos 200 signatários que ajudaram a fundar o MDB nacionalmente.
Poucos tiveram a coragem cívica em participar do ato de fundação do MDB em Sergipe, naquela histórica noite de 24 de março de 1966, no Cinema Rio Branco. Entre os que aceitaram, citamos Viana de Assis, Tertuliano Azevedo, Eraldo Lemos, Walter Batista, Baltazar Santos, Jaime Araújo, José Lavres, José Costa, Umberto Mandarino, Otávio Penalva, Pedro Garcia Moreno (Itabaiana).

Texto e imagem reproduzidos do Facebook/Antonio Samarone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário