quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tradicional Festa de São Cristóvão será iniciada no dia 27/01/2015

 Festa religiosa acontece em fevereiro.

Milhares de fiéis são aguardados na cidade.
Fotos: Arquivo Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 20/01/2015.

Começam os preparativos da Festa de Senhor dos Passos.
Tradicional Festa de São Cristóvão será iniciada no dia 27.

A cidade de São Cristóvão já se prepara para receber milhares de fiéis que vão participar da Procissão do Senhor dos Passos. A festa religiosa acontecerá nos dias 27 e 28 de fevereiro e no dia 1º de março.
De acordo com o Frei Rozenildo Alexandre, da Ordem Carmelita e pároco da paroquia Nossa Senhora da Vitória romeiros de todo o país visitam a cidade neste período.

“Além dos fiéis de todo o Estado de Sergipe, recebemos romeiros de outros estados do país que participam da procissão pagando as suas penitências e agradecendo pelas graças alcançadas”, frisa.
O Frei destaca o aspecto solidário que ocorre durante os dias de romaria. “Na cidade as pessoas se preparam com água e sucos para receber os romeiros. É um momento de muita comunhão entre as pessoas da cidade e os visitantes. Muitos também preparam sopas para distribuir entre os fiéis. As pessoas são muito acolhedoras”, destaca.

De acordo com o Frei Rozenildo na sexta-feira, 27, acontece o Oficio da Festa. Já no sábado, 28, tem a Procissão dos Penitentes e no dia 1º de março, acontece a Procissão do Encontro.

“O Santo ficará aberto para visitação na sexta-feira a partir das 6h30, na Igreja do Carmo, onde também acontece o Ofício da Festa. No sábado pela manhã, o Santo fica aberto para visitação e a noite tem a Procissão até a Igreja Matriz, onde fiéis vestem roupas roxas como a tradição. No domingo, às 5h da manhã tem missa de hora em hora até ás 15h, que é o enceramento da festa”, fala.

Crescimento.

“A Procissão tem crescido com o passar dos anos, pois é um momento muito rico espiritualmente. É o momento onde as pessoas se reconhecem pecadoras e pedem que o senhor alivie o sofrimento”, salienta o Frei que destaca o crescimento do comércio local.

“É neste período que as pessoas da cidade se preparam para comercializar as tradicionais bolachas e queijadinhas. As pessoas começam a trabalhar nessa preparação cerca de três meses antes”, lembra.

Por Kátia Susanna.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário