sábado, 1 de agosto de 2015

Biografia de José Figueiredo

Foto: divulgação.

Infonet > Cultura > Noticias > 22/07/2015.

Biografia de José Figueiredo será lançada em Sergipe
Lançamento do livro acontece nesta quinta-feira, 23

O Instituto Banese realizará no dia 23 de julho, quinta-feira, às 19h, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, o lançamento da biografia ‘José Figueiredo: Vida e Obra de um Sergipano de Coragem’. De autoria da historiadora Josevanda Mendonça Franco, a publicação retrata a trajetória pessoal e profissional de José Figueiredo, ex-presidente do Banco do Estado de Sergipe, abordando sua convivência com parentes e amigos e fatos importantes ocorridos no decorrer de sua vida enquanto estudante, chefe de família, amigo, empreendedor e homem público.

‘José Figueiredo: Vida e Obra de um Sergipano de Coragem’ é uma coleção de fatos importantes, contados em linguagem descritiva, amena e agradável de um menino, nascido em Aquidabã, que emigrou para Aracaju, tornando-se um conceituado empresário, que assumiu funções na estrutura governamental, como gestor de empresas e órgãos públicos, com destaque para sua administração na Presidência do Banco do Estado de Sergipe (BANESE).

Para Josevanda Franco, elaborar o livro foi uma oportunidade de apresentar ao público a contribuição de José Figueiredo com a evolução da história de Sergipe. “Durante um ano desfrutei do prazer de ouvir e sistematizar as histórias da vida de José Figueiredo, uma pessoa simples, pragmática, obstinada e corajosa. É uma honra contribuir para a realização dessa obra, considerando a importância do trabalho de José Figueiredo para os órgãos e empresas por onde passou e deixou sua marca de responsabilidade e compromisso. Sua trajetória como homem de família, empresário e gestor público está entrelaçada à evolução da história de Sergipe nos 85 anos de sua vida. Mais que uma homenagem este livro traduz o reconhecimento de sua contribuição e desvelo”, afirma Josevanda. No livro, ela registra ainda o compromisso do Instituto Banese, enquanto patrocinador da publicação e corresponsável pela preservação da memória do povo sergipano.

Com o lançamento da biografia, o Instituto Banese cumpre mais uma vez o seu papel de contribuir com a preservação da história de Sergipe, como destaca o diretor superintendente Ezio Déda. "Essa biografia, escrita pela competente historiadora Josevanda Franco, é mais uma significativa publicação do Instituto Banese, que pereniza o legado de um homem que marcou a história do Banco do Estado de Sergipe e que possui importantes serviços prestados ao nosso Estado. O livro possui leitura fluida, precisa e apresenta um retrato verossímil da personalidade forte do biografado, perpassando por aspectos familiares e por sua trajetória na vida pública e como empreendedor. É um registro que sintetiza com fidelidade a vida de um sergipano que fez história”.

O próprio José Figueiredo fala sobre a iniciativa de ter sua trajetória de vida retratada em um livro. “Nunca imaginei que a minha vida pudesse ser retratada. Sempre procurei exercer as minhas atribuições de forma discreta e despretensiosa quanto ao reconhecimento”, conta o homenageado.

Fonte: Instituto Banese.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Foto: Ascom.

Infonet > Cultura > Noticias > 24/07/2015.

Livro sobre José Figueiredo é lançado no Museu da Gente
José Figueiredo foi homenageado pelos seus 85 anos

A noite de ontem, 23, foi de festa e homenagem no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda. O ilustre sergipano, ex-presidente do Banco do Estado de Sergipe, José Figueiredo, foi homenageado pelos seus 85 anos com o lançamento da biografia ‘José Figueiredo: Vida e Obra de um Sergipano de Coragem’, de autoria de Josevanda Mendonça Franco. O momento marcou mais uma ação do Instituto Banese voltada para a contribuição com a preservação da história de Sergipe.

Ao lado da autora Josevanda, José Figueiredo recebeu familiares, amigos e admiradores que fizeram fila para terem seus livros autografados pelos dois. Personalidades sergipanas também prestigiaram o evento, além de representantes do Banco do Estado de Sergipe, entre eles o atual presidente, Fernando Mota. O homenageado da noite estava muito emocionado com o lançamento da publicação que registra e pereniza momentos marcantes de sua vida. “Durante duas diretorias no Banco de Sergipe muitas pessoas ajudaram na execução das minhas tarefas, por isso agradeço a todas essas pessoas e quero dizer que hoje estou satisfeito e alegre com a presença de todos”, disse José Figueiredo. O biografado agradeceu em especial ao Instituto Banese e a Josevanda Franco pela iniciativa e produção do livro.

'José Figueiredo: Vida e Obra de um Sergipano de Coragem’ é uma coleção de fatos importantes, contados em linguagem descritiva, amena e agradável de um menino nascido em Aquidabã, que emigrou para Aracaju, tornando-se um conceituado empresário, que assumiu funções na estrutura governamental, como Gestor de empresas e órgãos públicos, com destaque para sua administração na Presidência do Banco do Estado de Sergipe (BANESE).

E para a autora, o evento foi a concretização de um ano de empenho cujo objetivo principal é preservar momentos importantes da memória de Sergipe. “A noite de hoje só coroou todo o trabalho de um ano. Quero destacar que como historiadora considero essencial que as pessoas sejam reconhecidas ainda em vida. Seu Figueiredo teve um papel fundamental na história de Sergipe e na economia sergipana por quase duas décadas e nada mais justo que essa história seja reconhecida e contada”, disse Josevanda Franco. Ainda segundo a autora, todas as vezes que o Instituto Banese patrocina e realiza uma obra deste tipo cumpre a sua missão de contribuir com a memória de Sergipe, dando a possibilidade de outras gerações conhecerem a história dele e sua contribuição para o Estado.

O senhor Marcelo Maciel concorda com a importância de perpetuar histórias como a de Figueiredo. “Para mim é um prazer participar desse momento tão especial. Conheço Figueiredo há mais de 55 anos e sei que essa homenagem é muito justa e merecida. Além disso, acho importante que a história de pessoas como ele não fique esquecida e não se perca com o tempo”.

O Instituto Banese, que tem como uma de suas responsabilidades sociais contribuir com a preservação histórica, artística e cultural de Sergipe teve mais uma vez a iniciativa de lançar uma publicação que destaca uma importante personalidade no cenário sergipano. Ezio Déda, diretor superintendente do Instituto Banese, lembra que junto com a história de José Figueiredo muitos aspectos históricos também são registrados.

“José Figueiredo é uma pessoa que marcou a história do Banese, alguém que assumiu cargos públicos e fez de tudo para implantar um sistema que realmente funcionasse. Ele assumiu a presidência do banco num momento crítico e conseguiu transformar a história do Banese, aumentando o número de agências. Ele se destacou por ser um exímio gestor público e eu acredito que o Banco deve muito nesses 50 anos ao empenho e ao trabalho desse homem. Essas são algumas questões abordadas no livro e que a partir de agora poderão ser conhecidas por todos”, comemora Ezio.

Fonte: Assessoria de Comunicação.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário