terça-feira, 11 de agosto de 2015

Dia do Selo é marcado por feira e exposição em Aracaju

 Paulo Rêgo "conta que pegou gosto por colecionar selos aos dez anos".

Fotos: Arquivo Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Notícias > 01/08/2015.

Dia do Selo é marcado por feira e exposição em Aracaju
Colecionadores de cédulas e moedas também participaram

Os selos variam de temas e tem de todos os lugares do mundo. Quem coleciona quis mostrar sua coleção durante evento realizado na manhã deste sábado na sede dos Correios no Centro de Aracaju. O evento é para comemorar o Dia do Selo (1º de agosto). Colecionadores de cédulas e moedas também fizeram parte da comemoração.

Segundo o presidente da Associação Filatélica e Numismática de Sergipe (Afinse), Eduardo Carvalho, explica que colecionar selos é uma forma de conhecer a história de vários lugares, inclusive a história do Brasil. Segundo ele, os colecionadores, agora, preferem colecionar por temas, assim fica mais fácil a troca de experiência e informações. “Os Correios sempre se preocupou com em escolher temas que contam histórias do Brasil, diferente de outros países como a Inglaterra, que inventou o selo, mas não há colecionadores por lá”, observa.

Em Sergipe há aproximadamente cerca de 300 colecionadores, mas segundo Carvalho, é possível que exista muito mais. É o caso de do professor de história Paulo Rêgo, ele é um dos associados da Afinse e conta que pegou gosto por colecionar selos aos dez anos, seguindo os passos do avô.

“Meu avô começou a colecionar e por causa dele comecei também. Me interessei tanto pelas histórias por trás dos selos que decidi estudar história e hoje sou professor”, conta Rêgo, que guarda entre as coleções uma relíquia: o 4º selo mais antigo do Brasil, criado em 1846.

O evento inclui também uma oficina filatélica para estudantes os alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual Prof. Valnir Chagas, que através de colagem aprendem sobre o mundo dos selos.

Por Eliene Andrade.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário