segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Cidade Sergipana traz marcas da história do Cangaço




Cidade Sergipana traz marcas da história do Cangaço.

Poço Redondo é o município sergipano que é conhecido por ser o lugar onde começa a famosa Rota do Cangaço, local onde o famoso cangaceiro Lampião e o seu bando foram emboscados e tiveram suas cabeças e mãos decepadas. O caminho até onde aconteceu a morte de Lampião é uma atração a parte nos 700 metros que dura o passeio até a chegada à Grota de Angicos, local exata onde ocorreu o fato que marcou o fim do cangaço no Nordeste. O turista depara-se com a caatinga, com suas árvores sem folhas e diversos cactos, além de encontrar também muitos animais silvestres, como calangos e saguis. É neste pequeno vale que ficam duas cruzes e uma placa com o nome de Lampião e Maria Bonita, numa homenagem as maiores figuras do cangaço brasileiro.

E não é só pela parte histórica que a cidade de Poço Redondo se destaca. No município, que está localizado a 170 km de Aracaju, que fica o Centro de Produção. O lugar é repleto de peças históricas que um dia fizeram parte do cotidiano do homem do sertão, onde podemos achar facilmente dentre os artigos expostos, o ferro que Maria Bonita, esposa de Lampião, passava as roupas, como também a máquina de costura do alfaiate Zé de Bela. Armas, fotos e artigos pessoais dos cangaceiros que mostra um pouco de como vivia o bando mais conhecido da história do cangaço no Brasil. "Todo este acervo foi doado a mim por moradores da região e hoje faço questão de mostrar aos turistas", conta o idealizador do Centro de Produção, o mestre Tonho.

Obras do mestre Tonho

O artesão estampa traços de sua cultura nos objetos que produz, consciente ou inconscientemente. Muitas de suas tradições, como símbolos mágicos e crenças, ficam marcadas em suas peças. E é neste mesmo Centro de Produção que o Mestre Tonho produz e vende suas peças um artesanato todo feito em madeira, onde estão evidenciadas suas crenças, hábitos e tradições. Não podemos falar em artesanato somente com o objetivo comercial, pois ele pode ser produzido para consumo próprio ou mesmo doação sem perder sua característica artesanal e é o que o mestre, Tonho faz. Já são mais de mil peças produzidas pelo artesão. "São mais de 25 anos talhando todos estes objetos que eu mesmo faço, com a matéria prima tirada do próprio município e faço questão de expor e vendo aqui no centro", destaca.

Texto e imagens reproduzidos do site: turismosergipe.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário