sábado, 22 de agosto de 2015

Centenário de Mamede Paes Mendonça

Foto: Portal Infonet.

Infonet > Economia > Notícias > 14/08/2015.

Centenário de empresário sergipano é comemorado
Dois dos filhos de Mamede foram homenageados

“Se estivesse vivo, o maior nome do comércio de Sergipe estaria hoje celebrando seus 100 anos”. Estas foram as palavras do deputado federal Laércio Oliveira em homenagem prestada por entidades de classes empresariais de Sergipe a memória do centenário de Mamede Paes Mendonça, um dos pioneiros no ramo de supermercados do Brasil.

A cerimônia ocorrida no restaurante Cacique Chá, na noite desta sexta-feira, 14, conseguiu reunir dois dos filhos de Mamede: José Augusto Paes Mendonça e José Paes Mendonça. As entidades empresariais Fecomércio, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Fórum Empresarial, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e a Associação Sergipana de Supermercados (ASES) prestaram sua homenagem ao ícone do comércio de Sergipe contemplando os dois filhos do homenageado com placas comemorativas em memória de Mamede.

Emocionado, o filho José Mendonça exalta a homenagem ao pai. “Uma satisfação muito grande porque a classe empresarial atual não é da geração de seu Mamede e mesmo assim estão homenageando ele. Ele deixou um grande exemplo, que foi o progresso. Ele dizia que abrir supermercado era bom porque gerava emprego, e antes de deixar o mundo, ele já era a favor da participação do funcionário na administração e no lucro da empresa. É uma honra imensa ver sua memória viva através dessa homenagem”, completou.

Fecomércio

Presidente da Fecomércio e deputado federal, Laércio Oliveira acredita que as escolhas de Mamede o fizeram ser o maior ícone empresarial de Sergipe. “Mamede é o maior nome do comércio de Sergipe e um dos maiores do Brasil. Nasceu na nossa terra e a partir do momento que empreendeu seus negócios, avançou as barreiras estaduais efoi crescendo. Na Europa aprendeu como funcionava a economia do mundo na época e trouxe de lá e dos Estados Unidos a ideia do ‘supermercado’ e implementou aqui, totalizando 150 lojas no ápice de sua carreira”, disse.

Ainda de acordo com Laércio, é motivo de orgulho Sergipe ter o nome de Mamede como referência. “Esse homem fez história no comércio como todo, Mamede Paes Mendonça é um nome da gente, e hoje temos orgulho de exaltar junto com seus dois filhos sua memória. Ele merece nosso reconhecimento e nossas honras porque ele fez por merecer”, completou.

História

Mamede Paes Mendonça nasceu na Serra do Machado, região do município de Ribeirópolis no dia 5 de agosto de 1915. Não concluiu o ensino médio pois já trabalhava 12 horas por dia na roça com o pai. Quando completou 18 anos, seu primeiro empreendimento foi a compra de uma panificação em conjunto com seu irmão. Segundo o irmão, seus lemas eram “Comprar bem para vender barato” e “Negócio só é bom quando é bom para os dois”.

Em 1942 seus negócios já se expandiam por Aracaju, chegando ao ápice nos anos 90, quando Mamede era proprietário de 156 supermercados nos estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Mamede morreu em São Paulo no dia 21 de outubro de 1995.

Por Ícaro Novaes e Aldaci de Souza.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário