segunda-feira, 10 de agosto de 2015

‘Tototós do Rio Sergipe’

Foto: Ilustrativa/Arquivo Portal Infonet.

Infonet > Cultura > Noticias > 05/08/2015.

‘Tototós do Rio Sergipe’ será lançada dia 11
Lançamento de um livro no Museu da Gente Sergipana

A cultura das embarcações tototós, que durante anos foram responsáveis pela travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros, foi resgatada e registrada em uma exposição fotográfica e um livro, que serão lançados no próximo dia 11 de agosto, a partir das 19h, no Museu da Gente Sergipana.

A exposição intitulada “Tototós do Rio Sergipe” e o livro “Tototós – embarcações tradicionais do estuário do Rio Sergipe” foram feitos acompanhando o processo de reforma dos tototós, realizado de maneira artesanal pelos próprios totozeiros. A iniciativa é comandada pelo Iphan, Alphaville Urbanismo e Fundação Alphaville.

Giovana Kill, diretora de Meio Ambiente da Alphaville Urbanismo e presidente da Fundação Alphaville, destaca o grande carinho que a empresa tem pelo estado de Sergipe, resultando em grandes projetos de resgate cultural junto às comunidades do município onde empreendimentos estão sendo construídos, Barra dos Coqueiros.

Segundo ela, além de um meio ambiente admirável, a Alphaville descobriu em Sergipe, as maravilhas do seu povo. “Por isso, juntamente com a Fundação Alphaville e o Iphan, começamos um trabalho de resgate cultural das tototós e dos reisados da região. O envolvimento tem sido tão grande que os totozeiros foram para São Paulo palestrar para todo o corpo técnico da Alphaville e do Iphan. Sergipe é o berço dessas duas grandes manifestações culturais, que mostram a força de um povo de uma riqueza cultural imensa”, comenta Kill.

As fotos foram feitas em acompanhamento ao processo de reforma das tototós, realizado de maneira artesanal pelos próprios totozeiros. “As pessoas às vezes não têm noção de que aquela embarcação tem um valor cultural tão imenso e uma estrutura naval tão especial, a ponto de ser digna de tombamento”, comenta Giovana. Para ela, a preservação da cultura e do Meio Ambiente local são duas coisas indissociáveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário