segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Folclore Sergipano





Cada região sergipana tem seu folclore, sua cultura popular. No sertão, são as cavalhadas de cristãos e mouros, ao lado das vaquejadas, com a derrubada do boi. No litoral e no centro, o predomínio é das festas juninas e natalinas. Ele se expressa pelas danças e rituais, que contam com a participação da população, a exemplo da Taieira, Reisado e Lambe Sujo.

Destaque também para a Chegança, o Cacumbi, o Guerreiro, a Dança de São Gonçalo e o Parafuso, manifestação de origem africana onde só participam homens, acompanhados de instrumentos musicais como triângulo, acordeão e bombo. A verve, o humor, o duplo sentido contido nas histórias, anedotas, piadas e no vocabulário corrente se agregam aos repertórios tidos como sagrados e profanos, presentes nos 75 municípios, ampliando o imenso e diversificado acervo da cultura popular em Sergipe.

O marcante passado histórico e a criatividade do povo sergipano resultaram em uma cultura popular extremamente rica e diversificada. Esta pluralidade se deve às contribuições de herança sócio-cultural dos elementos formadores da sociedade: índio, branco e negro. Dos europeus, o gosto pelas danças da corte, pelos bailados e epopéias; dos negros escravos, os requebros, a religiosidade e ritmos cadenciados; dos índios, o misticismo, a graça e a leveza de movimentos, próprios de uma raça que tinha na dança o reflexo do seu dia-a-dia.

A mistura resultou em danças, festas populares e folguedos que fazem parte da vida dos sergipanos e que passaram por um processo de sincretismo e adaptação, permanecendo viva geração após geração. Entre as principais manifestações sergipanas destacam-se ainda Samba de Pareia, Reisado, Bacamarteiros, Samba de Coco, dentre outros. A partir da mescla de diversas manifestações folclóricas e de eventos culturais Sergipe mantém ativa sua memória.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br/sergipe/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário