segunda-feira, 12 de outubro de 2015

ACESE comemora os 100 anos de Josias Passos (2014)





ACESE comemora os 100 anos de Josias Passos

“Ícone do setor comercial e visionário”, foi com essa frase que o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (ACESE) iniciou o seu discurso na tarde da última terça-feira, 28, em homenagem ao aniversário do centenário Josias Passos. A cerimônia aconteceu na sede da ACESE e contou com as presenças de autoridades, diretoria, conselheiros e ex-presidentes da casa.
  
De acordo com o presidente da ACESE, Alexandre Porto, a homenagem é justa, pois o empresário sempre atuou com vigor nos seus negócios. “Além de favorecer o comércio sergipano, Sr.Josias foi presidente da ACESE de 1975 a 1978 e conseguiu, mesmo diante de muitos problemas da época, presidir com maestria a entidade, sempre lutando pelo desenvolvimento econômico do Estado. Ele é um ícone do setor comercial sergipano e foi também foi um dos primeiros impulsionadores da instalação da televisão em Sergipe, portanto, um homem muito significativo na história”, enfatizou Porto.
  
Durante a homenagem, foi entregue ao aniversariante uma placa, como forma de agradecimento por todos os serviços prestados ao comércio sergipano.
  
Emocionado, Josias Passos demonstrou discernimento, relembrou da época em que, segundo ele, o comércio era feito na base da confiança e agradeceu a homenagem dos colegas da Associação.  “Estou muito feliz pela homenagem realizada. Só tenho a agradecer a associação comercial pela comemoração”, disse o aniversariante.
  
O presidente da TV Sergipe, Albano Franco, esteve presente na solenidade e parabenizou o centenário empresário pelo espírito visionário.
  
“Josias Passos foi um dos que acreditaram quando tudo era novidade e se tinha certeza. Um homem que marca a história do comércio e a história da Televisão em Sergipe. Esta homenagem da ACESE é mais que merecida”, declarou.
  
O ex-presidente da ACESE, Ancelmo Oliveira, destacou que o Sr. Josias é o primeiro ex-presidente da entidade que celebra 100 anos com lucidez e saúde. “É o desejo de muitos, chegar a esta idade esbanjando saúde e parabenizo o presidente Alexandre Porto por esta iniciativa”, comentou Oliveira.
  
O Deputado Federal, Laércio Oliveira, marcou presença e deixou os votos de felicidades ao empresário. “É um orgulho para nós termos um homem como Josias Passos que carrega tantas experiências. A participação e a história deste centenário em favor do desenvolvimento comércio são inabaláveis. Sinto-me honrado, por estar aqui hoje e parabenizo toda a família do Sr. Josias, felizes estamos nós termos ao nosso lado.”, declarou Laércio.
  
Trajetória

Com espírito visionário, Josias Passos dedicou a vida ao setor empresarial, iniciando a carreira aos 15 anos, na cidade de Ribeirópolis. Empreendedor, Josias Passos investiu no comércio setorizado que atendia aos ramos de armarinho, perfumaria, ferragem, armas e munições, além de explosivos e importados.

Instalada na Avenida Otoniel Dória, a empresa Josias Passos e Filho Ltda, conhecida como JG (Jotagê), foi a fonte de renda que consagrou a família do Sr. Josias ao longo dos anos. Ao todo, são cinco filhos, 16 netos, dos quais 13 estão formados, e seis bisnetos. 

Além de empresário, Sr. Josias foi Secretário e Tesoureiro da Prefeitura de Ribeirópolis e Agente de Estatística, tendo chefiado o recenseamento daquele município no ano de 1940. Foi também correspondente do Jornal do Convento de São Francisco na Bahia e na década de 60, fez parte do grupo de empresários que fundou a TV Sergipe.

Militante, Sr. Josias Passos presidiu a ACESE de 1975 a 1978, período histórico da Associação,  sendo um dos ex-presidentes que reergueram a centenária entidade empresarial, apostando sempre no desenvolvimento econômico do Estado.

Cargo de muito prestígio na época, Josias Passos exerceu com orgulho a função e até os dias de hoje, marca presença em todos os eventos da Associação.

Texto e imagens reproduzidos do site: acese.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário