terça-feira, 6 de outubro de 2015

Secult lança exposição sobre cultura indígena

Foto: Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 02/10/2015.

Secult lança exposição sobre cultura indígena.

Em Terras do Cacique Serigy homenageia escritora sergipana.

Telas, fotografias, esculturas e artesanatos indígenas ilustram “Em Terras do Cacique Serigy”, a nova exposição do Corredor Cultural Irmão, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A mostra, lançada nesta sexta-feira, 2, com a presença de artistas, agitadores culturais, índios da tribo Xokó, autoridades e público em geral, traz como personalidade homenageada a escritora e professora sergipana, Beatriz Góis Dantas.

Pesquisadora das áreas de folclore, cultos afro-brasileiros e etno-história indígena, Beatriz, disse estar muito feliz com a homenagem. “Quero agradecer à Secretaria de Estado da Cultura, e dizer que recebo esta homenagem como reconhecimento de um trabalho de muitos anos. A exposição está linda, com várias formas de expressões artísticas sobre os índios do nosso Estado”, ressaltou na fala de abertura.

“Estamos muito felizes em homenagear a professora Beatriz nesta edição do Corredor Cultural, por conta das suas pesquisas e contribuição para que a cultura indígena e suas reminiscências em Sergipe continuem vivas. Esse trabalho foi e continua sendo fundamental para termos conhecimento das nossas identidades e das nossas raízes”, enfatizou o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Durante o lançamento da mostra, o público também pode assistir à apresentação do Toré, ritual de dança indígena do povo Xokó. Segundo o Cacique Bá, abordar a temática da cultura indígena na exposição, é muito importante. “Sempre que se abre um espaço para o nosso artesanato, nossas danças e nossos cantos estamos mostrando que a cultura indígena continua viva e, ao mesmo tempo, semeando um pouco da nossa história”.

Desta vez, oito artistas participam da exposição com curadoria do diretor de Formação Edição e Memória da Secult, Mário Britto. “Nessa edição do Corredor Cultural abraçamos o tema da 9ª Primavera de Museus sobre a memória indígena. Então, começamos a deflagrar este olhar, para trazer artistas que representem essa cultura. A partir da homenageada, a professora Beatriz, uma historiadora da cultura indígena, fizemos toda a construção desta exposição”, contou Britto.
“Em Terras do Cacique Serigy” segue aberta ao público até o dia 03 de novembro, no Corredor Cultural Irmão, localizado na sede da Secult, na Rua Villa Cristina, 1051, Bairro 13 de Julho.

Beatriz Góis Dantas

Mestra em Antropologia Social e professora emérita da Universidade Federal de Sergipe, Beatriz Góis Dantas é membro da Academia Lagartense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Beatriz publicou vários livros como “A Taieira de Sergipe” (1972), “Vovó Nagô e Papai Branco: usos e abusos da África no Brasil” (1988), “Rendas e Rendeiras no São Francisco: estudos e documentos sobre a renda de bilro de Poço Redondo” (2006) e “Mensageiros do lúdico” (2013).

Fonte: Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário