quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Peregrinação de Divina Pastora acontece dia 18.

Foto: Assessoria de Imprensa.

Infonet > Cultura > Noticias > 06/10/2015.

Peregrinação de Divina Pastora acontece dia 18.

O tema desse ano é ''Nossa Senhora Divina Pastora''.

A Peregrinação acorre sempre no terceiro domingo de outubro. O tema desse ano é “Nossa Senhora Divina Pastora, depositária dos Dons do Espírito Santo”. A programação começa desde o dia 15 e se estende até o dia 18, culminância do maior evento cultural religioso do estado de Sergipe, quando, em um só final de semana são aglomerados dezenas de milhares de pessoas.

São romeiros, promesseiros, devotos, fieis e curiosos que chegam de todas as cidades do estado (outros de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Ceará) e lotam a pequena cidade do leste sergipano, no vale da continguiba.

Histórico da Peregrinação

Acredita-se que, em edições passadas, já houve um público maior que 100 mil habitantes. A Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora Divina Pastora é o maior evento e manifestação cultural religioso do estado de Sergipe pela significância antropológica e social, pelo porte, dimensão e proporção. Desde 1958 a cidade Divina Pastora é o espaço geográfico, espiritual e simbólico da fé para o povo Sergipano.

É um mega evento religioso que reúne homens e mulheres, jovens e crianças de todas as cidades de Sergipe, de todos os cantos e de diferentes cidades dos estados da Bahia, Alagoas, e Pernambuco.

Após mais de meio século de edições, a Peregrinação é reconhecida como patrimônio de natureza imaterial pelo governo do estado de Sergipe através do decreto-lei 29.884 de 09 de setembro de 2014. Essa ação do governo executivo afere valorização, pertencimento e genuinidade.

Em 2012, a paróquia celebrou 230 anos da chegada da devoção a Nossa Senhora Divina Pastora em Sergipe e no Brasil. E, justamente por isso, a paróquia foi elevada a categoria de Santuário, em 14 de outubro (desse ano) por um decreto registrado no livro 01, folha 004 de número 059 na Cúria Metropolitana de Aracaju por Dom José Palmeira Lessa, arcebispo de Aracaju.

O idealizador desse evento foi o Dom Luciano Cabral Duarte quando ainda era padre (ainda vivo, mas com a saúde bem comprometida). Ele se inspirou quando esteve estudando na França. Hoje o Santuário atua na promoção da realização junto com o Santuário Nossa Senhora Divina Pastora e proporciona um espaço onde o devoto possa exprimir sua fé e a dinâmica e comunicação entre o ser e o divino se realizem.

Com informações da Ascom.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário