segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Dia da Sergipanidade incentiva a valorização da cultura

Foto: Ascom Secult.

Infonet > Cultura > Noticias > 23/10/2015.

Dia da Sergipanidade incentiva a valorização da cultura.

Dia da Sergipanidade, comemorado neste sábado, 24.

O que representa ser um sergipano? O que nascer em Sergipe representa para a sua identidade? Mais do que uma data histórica, o Dia da Sergipanidade, comemorado neste sábado, 24 de outubro marca os costumes, a arte, a tradição e os diversos símbolos que formam a cultura sergipana, mostrando o orgulho de um povo pela sua terra.

Data se refere o recebimento da Carta Régia, que desanexou o território sergipano da Bahia, em 1824, o tornando um Estado independente. O episódio foi protagonizado no governo do brigadeiro Manoel Fernandes da Silveira. Desde a promulgação do decreto de emancipação, até efetivamente Sergipe chegar até sua independência, foram quatro anos de enfrentamento entre os partidários.

Para o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, o Dia da Sergipanidade não representa apenas a celebração da independência da província, mas também a emancipação da identidade de todo um povo. “Esta é uma data que, cada vez mais, cresce de forma simbólica no sentido de nos fazermos refletir sobre a nossa cultura e identidade. É um momento de valorização da nossa literatura, da música, dos grupos folclóricos, das artes em geral e do nosso patrimônio material e imaterial”, afirmou o secretário.

Emenda Constitucional

No ano 2000, a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa (AL) alterou o artigo 47 da Constituição Estadual em que era estabelecido que a Emancipação Política do Estado fosse comemorada duas vezes ao ano: 08 de julho e 24 de outubro. Através da Emenda Constitucional, apenas o 08 de julho ficou como data oficial de celebração. A decisão vigorou, pois a AL concluiu que a data que deveria permanecer seria o dia em que D. João VI assinou o decreto de emancipação.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário