segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Relembre a carreira de Seixas Dória.

Foto reproduzida do site: sejuc.se.gov.br

Publicado originalmente no site G1, em 31/01/2012.

Relembre a carreira de Seixas Dória.

Ex-governador de Sergipe faleceu na tarde desta terça-feira (31).
Seixas Dória faleceu devido a um quadro de insuficiência respiratória.

Do G1 SE.

Aos 94 anos, o ex-governador de Sergipe, Seixas Dória, faleceu na tarde desta terça-feira (31), após complicações respiratórias no Hospital São Lucas, em Aracaju, após ter sido submetido a uma cirurgia nesta segunda-feira para colocação de uma sonda.

Ele estava debilitado após um AVC - Acidente Vascular Cerebral, ocorrido em 2011.

A Prefeitura de Aracaju decretou luto oficial. "Seixas foi um grande politico, que nos inspirou. Um homem que preferiu perder o mandato a se render ao regime militar", disse o prefeito Edvaldo Nogueira.

Recorde a trajetória do ex-governador.

Filho de Antônio de Lima Dória e de Maria de Seixas Dória. Em 1962 foi eleito governador de Sergipe derrotando o udenista Leandro Maciel. Assinou, sob ressalva, o “Manifesto dos governadores democratas”, uma iniciativa do paulista Ademar de Barros. Aliado do presidente João Goulart, defendia as chamadas "reformas de base" a ponto de opor-se, via rádio, ao Golpe Militar que abreviou o mandato presidencial em 31 de março de 1964.

Removido à força do governo no dia seguinte, Seixas Dória foi preso e levado à ilha de Fernando de Noronha onde sua detenção findou por um habeas corpus do Superior Tribunal Militar após quatro meses. Em seu lugar foi empossado o vice-governador Celso Carvalho. Por força do Ato Institucional Número Dois teve os direitos políticos suspensos por dez anos a partir de 4 de julho de 1966 passando a viver às voltas com a agropecuária e à literatura.

Encerrada a sua "reclusão política" ingressou no MDB e fez sua primeira aparição pública na convenção estadual do partido em maio de 1978 a ali não poupou críticas aos seus contendores. Coordenou a estratégia do diretório estadual nas eleições daquele ano e atuou em defesa da anistia e da redemocratização. Beneficiado pela Lei da Anistia sancionada pelo presidente João Figueiredo, filiou-se ao PMDB e foi eleito suplente de deputado federal em 1982 e exerceu o mandato a partir de uma licença médica de José Carlos Teixeira sendo efetivado após a vitória de Jackson Barreto nas eleições para prefeito de Aracaju em 1985.

Derrotado ao disputar um mandato de senador em 1986, foi nomeado Secretário de Transportes pelo governador Antônio Carlos Valadares em agosto de 1988 permanecendo no cargo por quatro meses. Assessor político da Presidência da República nos últimos meses do Governo Sarney, foi Secretário de Transportes no segundo governo João Alves Filho e depois membro do conselho de administração da Companhia Vale do Rio Doce.

Seixas era membro da Academia Sergipana de Letras,  autor de Sílvio Romero, jurista e filósofo e Eu, réu sem crime.

Texto reproduzido do site: g1.globo.com/se

Nenhum comentário:

Postar um comentário