segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Secretaria de Cultura realiza II Sergipe Eterno


Infonet > Cultura > Noticias > 22/10/2015.

Secretaria de Cultura realiza II Sergipe Eterno.

O evento ocorre hoje no auditório da Biblioteca Pública.

Diversos representantes de órgãos, instituições e da sociedade civil em geral estiveram reunidos na noite da última quarta-feira, 21, para a cerimônia de abertura do II Sergipe Eterno. O evento, que tem por objetivo discutir políticas culturais pertinentes à salvaguarda, difusão e promoção de bens culturais de ordem material e/ou imaterial do Estado, é uma iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Diretoria do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC).

Na abertura, o secretário de Estado da Cultura de Sergipe, Elber Batalha, saudou todos os presentes no local e ratificou a importância do II Sergipe Eterno. “Essa é mais uma iniciativa da Secult em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), para discutir as ações acerca do patrimônio histórico e cultural do nosso estado, dialogando com a sociedade civil sergipana e com representantes a nível nacional”, explicou. Segundo o reitor da UFS, Angelo Roberto Antoniolli, “é fundamental ouvir as experiências de gestão de outros representantes, para saber como podemos alinhá-las e aplicá-las em nosso estado”.

Sergipe Eterno.

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Marcos Paulo, o evento foi criado em 2013 com a intenção de eternizar a memória do povo sergipano, através movimentos culturais tradicionais, dos monumentos históricos, dos grupos folclóricos e outras manifestações. “Tudo que envolve o tema patrimônio cultural está presente no Sergipe Eterno, agora como um seminário que abarca todas as especificidades das ações de preservação do patrimônio”, contou.

Debatendo o marco legal do patrimônio vivo pernambucano, o representante da Secretaria de Estado da Cultura do Pernambuco, Severino Pessoa explicou que o evento é uma oportunidade para valorizar o nosso patrimônio histórico e cultural. “Com o Sergipe Eterno nós buscamos através das discussões e palestras conscientizar a população sobre a importância de salvaguardar a nossa própria história, para que ela lute junto com os gestores públicos, para defender a nossa própria memória”, relatou.

A cerimônia ainda contou com a participação de dois palestrantes que irão debater nesta quinta-feira, 23, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, o tema “Valorização da História e Cultura Local”. Para a presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), Michele Arroyo, ações como essa são importantes por promover e explicitar a importância da proteção do patrimônio cultural, e propiciar a troca de informações, de experiências de gestão tanto nas coisas positivas quanto negativas. “Apesar das especificidades que cada estado tem, seja em relação ao tamanho, numero de municípios ou quantidade de bens protegidos, os dilemas em torno da proteção do patrimônio cultural são semelhantes, e eventos como esse promovem essa troca e uma aproximação cada vez mais nesses mecanismos de gestão”, explicitou.

Para o diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), João Cruz, a intenção de eventos como o II Sergipe Eterno é aproximar as políticas públicas da universidade, dos gestores, de quem está executando as ações de patrimônio, seja ele material ou imaterial. “Quando falamos em preservação do patrimônio cultural, nós estamos falando de um recorte dentro do universo da cultura, então temos que nos aproximar da sociedade e o nosso discurso tem que estar próximo dos responsáveis por estes processos”, explicou.

Ao final da cerimônia, os presentes puderam prestigiar a apresentação do Grupo Folclórico São Gonçalo da Mussuca e do Grupo de Teatro da Universidade Federal de Sergipe. As atividades da segunda edição do Sergipe Eterno continuam nesta quinta, 22, e sexta, 23, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura
 Foto: Ascom Secult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário