terça-feira, 23 de outubro de 2018

A arte dos Vito... Um livro de Val Santos

Livros | Foto: Val Santos

Publicado originalmente no site Expressão Sergipana, em 16 de outubro de 2018

A arte dos Vito: resistência cultural ou compromisso religioso familiar? Um livro de Val Santos

Por Manoel Magalhães

Conhecer em uma rápida viagem de Aracaju a Canindé do São Francisco a autora desse livro foi uma surpresa agradável. Uma menina artista do assentamento Jacaré/Curituba, daquela Canindé, começou a falar do seu trabalho de educadora, cantora e compositora e, com sua bela voz, nos brindou com algumas canções naquela viagem.

Apesar da nossa diferença de idade, foi possível que nos identificássemos em um gosto musical relacionado com tudo que gosto e que bateu com o seu repertório. As suas referências passam por João do Vale, Gonzaguinha, Lenine e, para minha surpresa, por um compositor que ela conhecia e cantava suas músicas. Falo do compositor baiano de Nazaré das Farinhas Roque Ferreira, cujos sambas de roda do recôncavo eu adoro. Ela conhece várias músicas desse compositor que, apesar de pouco conhecido na mídia, tem suas músicas cantadas por Bethânia, Roberta Sá, Mariene de Castro, além dele próprio. Foi muito bom ouvi-la cantarolando as músicas dele.

Por fim, fui presenteado com seu livro, sua monografia do curso em Arte-Eduacação apoiado pelo Pronera, como militante do Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), e realizado na Universidade Federal do Piauí. Nesse trabalho, Val enveredou no seio da família Vito e com sua militância de arte educadora, demonstrando também sua sensibilidade artística, de luta e resistência, já que sua família é assentada, foi buscar nas raízes dos Vito elementos essenciais ao seu trabalho.

Esse compromisso é que nos fez conhecer a saga da família Vito e todas as manifestações culturais que envolvem aquele clã que habita o Alto Sertão Sergipano, localizado mais precisamente o município de Poço Redondo. Os aboios, as incelências, as cavalhadas, os cantos religiosos de pedidos e agradecimentos, a preparação das romarias, inclusive para Juazeiro do Norte, enfim uma bela documentação que às vezes faz pensar num romance. Uma pesquisa em que o seu material de consultas foi direto com entrevistas com os artistas e demais membros daquela família, além de referências bibliográficas estudadas no seu curso. É um livro que ajuda a entender toda cultura popular daquela região sergipana.

Neste momento ela está envolvida, além da sua militância política, no seu projeto de lançamento de um CD, cujo título é Ouricuri, que tem um repertório maravilhoso e que na sua voz se torna um trabalho muito forte. Ela está provendo a venda antecipada desse trabalho, dada a falta de recursos para concluir o projeto.

Muito bom conhecê-la. Vale investir neste talento.

Texto e imagem reproduzidos do site: expressaosergipana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário