quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Parque da Sementeira - Espaço de convivência dos aracajuanos




 Alunos de uma escola particular comemoraram a 
chegada da primavera com um piquenique

 A Sementeira é um local que proporciona aos nossos 
alunos uma vivência diferente - Zilda Mendonça,
 coordenadora pedagógica

 Realizamos com frequência eventos no Parque da Sementeira,
 por ser um lugar com boa localização - Ilgo Max, 
coordenador de uma rede de academias

O parque tem uma estrutura ótima para eventos 
- Luciana Matos,  coordenadora do curso de Ciências Contábeis


 Dona Lygia Maynard, fundadora da Apada, 
elogiou a organização do parque

As ações de revitalização da Sementeira estão 
incluídas no Planejamento Estratégico da
administração municipal - Luiz Roberto Dantas, 
presidente da Emsurb

Para a realização de eventos, é necessário fazer a solicitação
 por meio de ofício, junto ao setor de Protocolo, localizado 
na portaria do parque - Maria Arcieri, coordenadora do parque
Fotos: Felipe Goettenauer

Publicado originalmente no site da PMA, em 03/10/2018

Parque da Sementeira se consolida como espaço de convivência entre os aracajuanos

Em Aracaju, a população conta com um espaço que reúne lazer e bem-estar, itens fundamentais para a construção de uma cidade mais humana. É o Parque Governador Augusto Franco, popularmente chamado de Parque da Sementeira, que disponibiliza cerca de 400 mil metros quadrados de área verde para aqueles que apreciam o contato direto com a natureza.

O local, que é administrado pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem se configurando, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, como um dos principais espaços para eventos esportivos, culturais e que promovem a convivência em família. Segundo a coordenação do parque, nos últimos seis meses, o número de solicitações para eventos triplicou, saindo de 15 no mês de abril, para 67, somente no mês de setembro.

"O Parque da Sementeira já se consolidou como opção de lazer para os aracajuanos, por ser um local agradável e que possibilita a realização de eventos gratuitos. Para isso, é necessário reservar o espaço por meio de ofício, junto ao setor de Protocolo, localizado na portaria. Fazemos uma avaliação a respeito da estrutura que será utilizada pelos organizadores para que não danifique o parque e, somente após isso, concedemos a autorização", explicou a coordenadora do espaço, Maria Arcieri.

Os visitantes podem contar com uma estrutura com parque infantil, campo de futebol, quadra poliesportiva, área para a prática de vôlei de praia, oito quiosques, pista para caminhada ou corrida e píer em frente ao lago. Podem contemplar também mais de 110 espécies de árvores frutíferas, floríferas e nativas da Mata Atlântica, e ainda aves exóticas e pequenos animais.

Contato com a natureza

Promover uma manhã recheada de conhecimento e contato com a natureza. Este foi o objetivo de uma escola particular, localizada no bairro Jardins, ao realizar, nas dependências do parque um piquenique em comemoração à chegada da primavera para os alunos do ensino fundamental. " A Sementeira é um local que proporciona aos nossos alunos uma vivência diferente. Aqui eles sentem a liberdade e o contato com o meio ambiente. Fazemos vários eventos no parque devido à segurança e também à proximidade com a escola", comentou a coordenadora pedagógica, Zilda Mendonça.

Por oferecer um amplo espaço para atividades físicas, o parque também vem caindo no gosto dos organizadores de eventos com essa temática. "Realizamos com frequência eventos no Parque da Sementeira, por ser um lugar com boa localização e que estabelece o contato com a natureza", contou o profissional de Educação Física e coordenador de uma rede de academias da cidade, Ilgo Max. No próximo dia 27, a rede irá reunir mais de 100 alunos para um desafio de atividades que incentivam o bem-estar.

A ótima localização do parque também foi um dos fatores que levaram a coordenação de uma faculdade da capital à escolha pelo espaço. "Quando elaboramos o projeto para a caminhada em alusão ao Dia do Contador, no último dia 22 de setembro, pensamos de imediato no Parque da Sementeira. Lá tinha toda a estrutura que precisávamos para nosso evento: fácil acesso, estacionamento próprio, além do convívio com o meio ambiente. Foi um dia especial para nossos alunos", destacou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Luciana Matos.

"Os aracajuanos precisam conhecer e desfrutar mais do Parque da Sementeira. É um local agradável para todo tipo de comemoração. Tão logo fiz a reserva do espaço, fui atendida pela administração do parque num curto espaço de tempo. Utilizei um dos quiosques e no dia do evento, encontramos tudo organizado e os banheiros em boas condições", falou satisfeita dona Lygia Maynard, fundadora da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (Apada).

Melhorias

A revitalização do Parque da Sementeira está inserida no Planejamento Estratégico da administração municipal. “A ampliação da área de lazer do Parque faz parte do projeto 34 e já vinha sendo estudada por nós, uma vez que integra o Planejamento Estratégico. As principais premissas são a ampliação da área para esportes, aumento da área do Parque Botânico e do Horto, tornando o parque mais atrativo”, enfatizou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Diariamente, uma equipe composta por 35 funcionários, coordenados pela Diretoria de Operações, realiza os cuidados nas áreas verdes e no gramado do campo de futebol, que foi recuperado. Além disso, no primeiro semestre deste ano, foi executada a troca de todas as lâmpadas queimadas dos postes de concreto e galvanizados na área interna do parque, dando mais segurança aos que utilizam do espaço no período da noite.

Os três módulos de banheiros de um dos pontos turísticos da capital também receberam reparos. Foi realizada a reposição das lâmpadas, revisão da rede elétrica, reforma no telhado, substituição de portas e demais acessórios sanitários que estavam danificados. As questões de acessibilidade também recebem atenção especial da administração do local e, por isso, um dos módulos está sendo adaptado para pessoas com deficiência física.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário