domingo, 14 de outubro de 2018

Festa de Lambe Sujos X Caboclinhos acontece neste fim de semana

Apresentação acontece dias 13 e 14
Foto: Secult/Laranjeiras

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 13 out, 2018 

Festa de Lambe Sujos X Caboclinhos acontece neste fim de semana

A história vai invadir a cidade histórica de Laranjeiras, que fica na Região do Vale do Cotinguiba do Estado. O município que é um dos roteiros culturais mais procurados do Brasil será palco durante os dias 13 e 14 de outubro da festa do Lambe SujosX Caboclinhos. Durante os dois dias da festa, estão previstas a participação de pessoas da comunidade encenado a história de luta de resistência dos negros escravizados dos quilombos da região, os “lambe sujos”, contra os índios “caboclinhos”, pagos pelos brancos para destruírem os quilombos e de centenas de visitantes.

A Festa

A festa é um folgueado que acontece apenas uma vez ao ano, sempre no segundo domingo de outubro é um espetáculo cheio de sons, história e cores, onde moradores de Laranjeiras/SE que vestidos como negros e índios saem num cortejo em homenagem à luta de resistência dos negros escravizados da região, que lutavam por sua liberdade. Os Lambe Sujos, pintados com uma solução energrecida com mel de cabaú extraído da cana com pó xadrez preto e vestidos de bermuda e gorro ou gurita de flanela vermelha, são guiados por um príncipe, e pelo rei do quilombo. Atrás deles vão os Caboclinhos, de cocares na cabeça, e a pele pintada de vermelho. Representam os índios contratados pelos donos dos engenhos de açúcar para recapturar os negros escravizados. O evento também ocupará outros espaços tradicionais da cidade, como a igreja Matriz e todas as ruas históricas do município.

Programação

Sábado –  13/10

6h- Um membro de cada grupo vai ao Mercado Municipal para fazer um esmolado, ou seja, pedir aos feirantes, cerais, verduras e carnes para ajudar na tradicional feijoada, que será partilhada entre os dois grupos, na residência do rei no domingo.

A tarde – Será feito o aprontamento da barraca e inficamento da forca. Neste momento os caboclos constroem suas barracas com objetos de bambus e taquaras.

Domingo – 14/10

03h – Concentração em frente à casa do mestre do Lambe Sujo na rua Umbelina Araújo

04h – Alvorada e Cortejo pelas seguintes ruas: Umbelina, Engenheiro Xavante, Vitória, da Matriz, José do Prado Franco, Francisco Bragança, Praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, João Ribeiro, Pereira Lobo, Mercado Municipal, Avenida Rotary, Largo do Porto do Quaresma (onde fica localizado o quilombo), Praça da Bandeira, Boquim e volta para o local da concentração, passando pela quadra Ulisses Maynard ou Praça do Bom Jesus dos Navegantes como pé conhecida.

9h30 – Formação e Produção dos componentes dos grupos que serão pintados, negros e caboclos e depois seguem para Igreja Matriz para a benção do padre

11h30 – Feijoada na casa do rei

14h – Cortejo com o rei e participantes dos dois grupos

16h – Combate e roubo da rainha na Quaresma

17h – Encerramento da Festa

Fonte: ascom Prefeitura de Laranjeiras


Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário