terça-feira, 2 de outubro de 2018

Programação do 35º Festival de Artes de São Cristóvão


Programação foi divulgada nesta 
segunda-feira, 1 de outubro
Fotos do evento: Dani Santos/Heitor Xavier

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 01 de outubro de 2018

Prefeito lança programação do 35º Festival de Artes de São Cristóvão

Na manhã desta segunda-feira, 1º, o Prefeito Marcos Santana lançou a programação oficial do 35º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) 2018. Com um café da manhã para a imprensa e convidados, no Paço Municipal, Centro Histórico, o gestor municipal contou todos os detalhes sobre a realização do evento cultural mais importante do Estado. Todo o secretariado municipal e os servidores da prefeitura prestigiaram o acontecimento, que contou também com as participações dos vereadores: Toni da Academia, Dito, Edson Pereira, Paulo Júnior e Vanderlan Nego. Confira a programação completa do evento.

“Não sei se todos compreendem a dimensão do FASC, mas para nós ele tem uma importância que não conseguimos mensurar. O nosso festival não é uma festinha do interior. É o maior evento cultural e artístico de Sergipe e um dos maiores do nordeste brasileiro, por isto o esforço extraordinário para realizá-lo. Com apenas 12 anos, em 1972, eu acompanhei o primeiro FASC e minhas memórias fazem com que eu persiga o objetivo de a cada ano superar as expectativas do público, com uma programação cultural mais abrangente. Lembro sempre da professora Aglaé Fontes, que certa vez disse que o FASC é um formador de plateias. É justamente isto queremos: fazer com que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer artistas, que elas sejam apreciadoras das manifestações artísticas e folclóricas de nosso estado, e que façam uma reflexão sobre o nosso papel neste contexto. É preciso pensar qual o legado cultural que queremos deixar para as próximas gerações”, destacou o prefeito Marcos Santana.

A secretária de governo e relações comunitária de São Cristóvão, Paola Santana comentou sobre as expectativas para o festival, que acontecerá nos dias 15,16,17 e 18 de novembro. “Esperamos dobrar o número de participantes e visitantes no evento. A programação está bem diversificada, inserimos mais artistas nordestinos e mais artistas femininas. A ideia é que o FASC também seja uma vitrine para artistas que estão começando, Serão mais 80 de artistas sergipanos, em várias modalidades, além disto o festival é uma oportunidade para fomentar a economia da cidade”, observou.

Concurso de Cartazes

Com o tema “Uma Cidade Onde a Cultura Impera, a Violência não Vira Espetáculo”, o concurso para o cartaz oficial do FASC 2018 foi aberto em agosto. Durante o lançamento da programação foi entregue o cheque no valor de R$ 3.000,00 ao ganhador. “Estou sempre na cidade, quando soube do concurso de cartazes busquei mais informações sobre as manifestações folclóricas, em particular das Caceteiras, fotografei os grupos e as imagens serviram de inspiração para a obra. No cartaz tentei contemplar todas as manifestações, misturando cores, mas sempre respeitando a identidade dos grupos”, frisou Canijan, que usou a técnica de aquarela para criar o cartaz.


Lauro Francis, baixista da Cidade Dormitório enfatizou a importância do grupo se apresentar mais uma vez no FASC, reiterando a importância de ser uma banda criada em São Cristóvão. “Nascemos no Grande Rosa Elze e estamos felizes de participar outra vez do evento, agora no palco principal dividindo a energia com um público muito maior. Cantar para o público da nossa cidade, do nosso estado é importante demais. Vamos mostrar músicas do nosso primeiro disco e algumas canções do novo disco, que estamos em gravação, tudo 100% autoral”, contou.

Parceria

Apoiando e endossando o FASC desde o lançamento, na década de 70, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) fará parte como parceira na organização do evento. Representando o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Roberto Antoniolli, a pró-reitora de extensão Alaíde Hermínia enfatizou o papel da instituição dentro de São Cristóvão, enaltecendo a relação que vem sendo construída com a gestão do prefeito Marcos Santana. “O FASC é um grande momento que traz desenvolvimento para a cidade. Acompanhamos essa revitalização do festival, através da fomentação da economia criativa. O evento, que começou na UFS, hoje pertence a todos os sancristovenses e ao povo sergipano. Enquanto instituição, que está na realização do evento junto com a Prefeitura de São Cristóvão, pensamos o FASC o ano inteiro, através de trabalhos e ações dentro da universidade que darão suporte para os dias de evento. Estaremos no evento através de inúmeras ações ligando comunidade e universidade. A UFS é parceira de todos os projetos da Prefeitura de São Cristóvão e confiamos na gestão do prefeito Marcos Santana. Queremos que esta 35º edição seja maior e mais bonita de todas”, pontuou.

Compreendendo a importância do FASC para a cena cultural brasileira, a Red Bull aportará no festival trazendo um palco especial para atrações sergipanas. Segundo as embaixadoras da marca em Sergipe, Victoria Aragão Paes e Yasmim Alves esta será a primeira vez que a Red Bull fará uma ação tão grande dentro do estado. “A Red Bull está sempre presente em eventos culturais do Brasil e achamos a proposta do festival muito interessante, pois dialoga com o nosso Red Bull Music Breaktime Sessions, onde levamos artistas universitários para cantar em grandes palcos do País. Assim estaremos no FASC com um palco composto por cinco atrações sergipanas, escolhidas a partir do casting de artistas universitários do Red Bull Music Breaktime Sessions em Sergipe, fazendo assim um grande intercâmbio cultural”, disse Victoria.

Para Bruno Guimarães, coordenador pedagógico da Aliança Francesa de Aracaju apoiar o FASC faz parte das ações culturais da instituição. “O diretor da Aliança Francesa, Carlos Hermínio, observou que o festival será um grande momento cultural para Sergipe, sendo um difusor para diversos públicos. Estaremos no FASC através de exposições sobre a cultura francesa, o Maio de 68, além de um espaço para divulgarmos a língua francesa para o público do festival e também com apresentações das três atrações artísticas principais do Festival da Canção Francesa que acontecerá agora, dia 7 de outubro, no Centro de Criatividade, às 18h. O público do FASC vai conferir os nossos vencedores num show bem especial”, contou Bruno.

O FASC tem como patrocinadores: Stanza, Vitória Transportes e Jaguar Segurança e Iluminação. A Aliança Francesa de Aracaju e a Red Bull são apoiadoras do evento.

Fonte: Ascom Prefeitura de São Cristóvão

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário