sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Curva do Girassol desperta o olhar de visitantes durante a primavera

A assessora técnica da Sema, Izabel Melo, 
foi quem teve a ideia de plantar as sementes de girassol
 para anunciar a chegada da Primavera, 
no Parque Augusto Franco

Os aposentados Valdice Nascimento 
e Methanias Colaço ficaram 
encantados com a Curva do Girassol 


 A funcionária pública Sheila de Melo visitou 
o lugar por incentivo da filha 

 Segundo o coordenador do Horto, Vitor Melo,
os girassóis fazem parte do calendário do Parque Augusto Franco


Fotos: Marco Vieira e Sílvio Rocha

Publicado originalmente pela Agência Aracaju de Notícias, em 04/10/2018

Curva do Girassol desperta o olhar de visitantes durante a primavera

Eles são vistos de longe e encantam pela beleza. Quando desabrocham o cenário resplandece. Não é à toa, a admiração de quem visita o lugar. Os aposentados Valdice Nascimento e Methanias Colaço são verdadeiros apreciadores da natureza. “Os girassóis são tão lindos quanto a nossa relação. Somos casados há 50 anos e nunca deixamos o romantismo se perder. Amamos a natureza e mais ainda os girassóis. Eles nos inspiram, proporcionam paz, harmonia e felicidade”, contou Methanias Colaço.

Há cinco anos, durante o inverno, sementes de girassol são plantadas no local para que floresçam na primavera. Esse espetáculo ocorre no lugar batizado como ‘Curva do Girassol’, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira), administrado pela Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). É também no parque onde está localizado o Horto Municipal, de competência da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

Quem cuida de tudo isso é a engenheira agrônoma e assessora técnica Sema, Izabel Melo. Veio dela a ideia de plantar as sementes, de proporcionar esses momentos grandiosos.  “Eu sou apaixonada pela natureza e pensei em plantar algo para marcar a chegada da primavera, no Parque da Sementeira. Foi aí que surgiu a ideia do girassol. Utilizamos adubo orgânico para que as sementes pudessem germinar e produzir plantas mais saudáveis. Como o solo é muito arenoso, a gente irriga todos os dias”, explicou.

Visitação

O Parque Augusto Franco está aberto para visitação diariamente, das 5h às 21h45. De acordo com o coordenador do Horto, Vitor Melo, os girassóis fazem parte do calendário da Sementeira. As pessoas sabem que neste período, tem esse colorido especial. “O visitante vem e faz foto e avisa a outras pessoas. Fica bem movimentado por aqui. O girassol parece ter um ímã, ele puxa a pessoa. É muito interessante”, destacou.

A funcionária pública Sheila de Melo Santos mora no bairro São José. Ela foi à Sementeira depois que a filha Raíssa Melo mostrou registros da espécie que fez no fim do mês de setembro. “A minha menina chegou em casa falando dos girassóis. Eu fiquei muito curiosa e não hesitei. Já fizemos fotos para guardar de recordação. Estou impressionada com a energia que a planta nos traz. Valeu à pena vir até aqui”, afirmou.

Segundo a estudante Raíssa Melo, sentir a energia do girassol é uma sensação única. Por esse motivo, ela fez questão de convidar a mãe para conhecer o lugar. “Soube que quando anoitece, o girassol se fecha. Na luz, ele se abre. Isso daqui é maravilhoso. Eu fiquei encantada. Não tem como não achar perfeito esse presente de Deus. Tem coisas que realmente são difíceis de explicar”, colocou.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário