sábado, 16 de maio de 2015

'13ª. Semana de Museus' em Sergipe


Infonet Cultura - Noticias - 12/05/2015.

Abertura da '13ª Semana de Museus' em Sergipe.
Evento acontece no Museu da Gente no dia 18.

No próximo dia 18 de maio, segunda-feira, tem início a 13ª Semana de Museus, uma temporada cultural que acontece todo ano em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado nesse mesmo dia. Em Sergipe, a abertura acontecerá no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, com uma programação especial voltada para o tema "Museus para uma Sociedade Sustentável".

A programação do primeiro dia de atividades terá início às 09, com a palestra 'Diálogos Multiculturais em Sintonia com o Desenvolvimento', com o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel; em seguida haverá a palestra 'Contribuições desenvolvidas pelo Museu de Indiaroba para a sustentabilidade', com Kátia Araújo, diretora do Memorial de Indiaroba; na sequência, Ana Carina Calmon, coordenadora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, fala sobre 'Museu e Sustentabilidade'; e dando prosseguimento aos debates serão apresentadas as 'Ações Sociais e de Conscientização do Memorial do Judiciário', pela diretora do Memorial, Anuska Batista Sampaio.

Após as palestras, que serão mediadas pela Coordenadora de Museus da Secretaria de Estado da Cultura, Silvia Maia, ocorrerá, das 11h às 13h, a eleição dos nove membros do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Sergipe. A programação é aberta ao público em geral e acontecerá no auditório do Museu da Gente Sergipana, localizado na Avenida Ivo do Prado, 398, Centro, Aracaju.

Ações educativas

As atividades em alusão à 13ª Semana de Museus terão continuidade no Museu da Gente Sergipana de terça, 19, à sábado, 23, às 10h e às 14h, com a 'Oficina de Brinquedos com materiais reaproveitáveis' e a 'Oficina Brincando se aprende', ações que fazem parte do projeto 'Construindo um mundo melhor'. As ações educativas voltadas para o tema da Semana de Museus consistirão na criação e confecção de brinquedos a partir do que será visto pelas crianças participantes ao visitarem as diversas instalações do Museu da Gente Sergipana.

Alinhado à proposta do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para a 13ª Semana de Museus, de trabalhar com o tema "Museus para uma sociedade sustentável", o Museu da Gente objetiva oferecer ao público uma programação educativa com oficinas que trabalham a importância da sustentabilidade e que discutem o papel do Museu da Gente de salvaguardar elementos da cultura sergipana.

As oficinas serão realizadas pela equipe educativa do Museu, e para obter mais informações entrar em contato com os supervisores do Museu da Gente através do telefone (79) 3218-1551.

Semana de Museus

Atualmente a Semana de Museus é a maior ação em âmbito mundial que comemora o Dia Internacional dos Museus, sendo também uma das grandes responsáveis pelo aumento da visibilidade e da visitação nas instituições participantes. As programações são direcionadas aos públicos dos museus envolvidos e contam com exposições, palestras, ações educativas, espetáculos, entre outras.

O tema desse ano, "Museus para uma Sociedade Sustentável", enfatiza a importância de uma maior conscientização da ação do homem sobre nosso planeta e reforça a necessidade de alinhar o modelo econômico e social à perspectiva da continuidade e inovação.

Fonte: Nucom.

Texeo e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário