sexta-feira, 1 de maio de 2015

Professor Luiz Alberto recebe homenagem

O reitor Antonio Antoniolli discursa na cerimônia.

Publicado originalmente no site do "Jornal do Dia", em 30/04/2015.

Professor Luiz Alberto recebe homenagem

Em uma cerimônia repleta de amigos, familiares e admiradores de suas ações, o gestor público, sindicalista, militante político, integrante das lutas sociais e professor Luiz Alberto dos Santos foi homenageado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), que batizou a Pinacoteca do Centro de Cultura e Arte de Sergipe (Cultart) com o seu nome. A solenidade aconteceu na noite de terça-feira, 28, quando passagens memoráveis da vida do professor foram relembradas com imagens e falas de personalidades que conviveram com ele.

A indicação para que o espaço fosse assim denominado partiu da pró-reitoria de Extensão, através da pró-reitora Conceição Almeida, que compreende que é a comunidade acadêmica da UFS que deve se sentir honrada por ter tido em sua história um professor como Luiz Alberto. "Ele contribuiu, durante toda a sua trajetória acadêmica e funcional, para o desenvolvimento da sociedade, principalmente trabalhando em favor das comunidades tradicionais", salienta.

O reitor Angelo Roberto Antoniolli destaca que pessoas como o professor Luiz Alberto se imortalizam não só por conta de suas obras, mas pela sua personalidade e compromisso com ideais raros nas sociedades modernas. "Tive a honra de conviver com esta pessoa e aprendi muito com ele. Espero que o seu exemplo e sua luta incansável por uma universidade pública de qualidade sejam resgatados ainda por muitas gerações", elogia.

Lembranças da família e dos amigos - Emocionado, Lealdo Andrade Santos, irmão do professor Luiz Alberto, fala sobre a reação da família com a homenagem. "Ainda estamos muito tristes pela partida do nosso Betinho, como o chamávamos. Ele foi uma referência na política, sempre sério, amigo, honesto. Como pai ele também foi excepcional para os seus dois filhos, Lucas e Leonardo. Faz um ano que ele foi para o céu, mas continua conosco nos iluminando. Tenho certeza de que ele está muito feliz por este reconhecimento da Universidade", sintetiza.
Em sintonia com este pensamento, Lucas de Menezes dos Santos, filho do homenageado, afirma que "toda a família está muito envaidecida com o tributo, pois foi para a UFS que o meu pai dedicou boa parte da sua vida".

Apolônio Xocó, amigo do professor e líder do grupo indígena Xocó, salienta a participação de Luiz Alberto no processo de reconhecimento de seu povo depois do processo de "dizimação e aculturamento" ocorrido ao longo de décadas. "Ele surgiu na vida do nosso povo quando era ainda jovem, junto com outros professores da UFS, fazendo um trabalho de formiguinha. Graças a ele e aos seus pares deixamos de ser um povo e passamos a ser uma nação. Tivemos a alegria de oferecer ao professor Luiz Alberto o título de Cidadão Indígena Xocó. Foi o único cidadão não indígena do país a receber uma honraria desta natureza", resume.

O professor mestre Luiz Alberto dos Santos faleceu no dia 12 de abril de 2014, em decorrência de um câncer no intestino.

Texto e imagem reproduzidos do site: jornaldodiase.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário