domingo, 17 de maio de 2015

Exposição de Adauto Machado reinaugura Galeria J. Inácio


Fotos: Portal Infonet

Infonet - Cultura - Noticias - 14/05/2015.

Exposição de Adauto Machado reinaugura Galeria J. Inácio
A galeria funciona na Biblioteca Pública Epifânio Dória

A Galeria J. Inácio foi reinaugurada na noite desta quinta-feira, 14, com a exposição “Sergipe, cor e cultura”, de autoria do artista plástica sergipano, Adauto Machado. A galeria que volta a funciona em seu antigo espaço, a Biblioteca Pública Epifânio Dória, ganhou uma nova sala, minimamente reformada para abrigar corretamente os objetos de arte.

“A gente devolve a galeria J Inácio ao povo sergipano e aqueles que são admiradores da cultura com essa belíssima exposição de Adauto Machado, que ficará por 30 dias. As obras de arte aqui expostas fazem uma viagem pela cultura do nosso estado, retratando as diversas manifestações culturais e folclóricas”, comenta o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Ainda de acordo com o secretário, agora reformada, a galeria poderá receber trabalhos de diversos artistas sergipanos. “Mensalmente haverá um revezamento de pintores, escultores, artistas plásticos das mais diversas matizes, para que apresentem seus trabalhos à sociedade. Será um espaço para que eles negociem sua arte e tenham condições de viver dela”, destaca.

O artista Adauto Machado destacou sua alegria com a reinauguração da galeria. “Essa galeria é o meu xodó. Acredito que foi na J Inácio que eu participei do maior número de exposições, em toda a minha vida, não apenas em Aracaju. Mesmo tendo mudado muito de lugar, participei de exposições em todos os diversos locais em que esteve”, conta.

A Galeria J Inácio foi inaugurada em 1981, com uma exposição do pintor Ronaldo, Gomes de Oliveira, o “Caã”. Desde então, tem sido palco das artes plásticas em Sergipe, recebendo exposições de artistas de renome nacional e internacional, além de artistas sergipanos consagrados, como José de Dome, Horácio Hora, Álvaro Santos, Florival Santos, Pythiu, Cãa, Leonardo Alencar e Jenner Augusto.

A Galeria funcionava no hall da Biblioteca Pública Epifânio Dória. Para que as obras fossem adequadamente expostas, a galera foi transferida para uma sala, que foi reformada e teve itens como iluminação e ventilação planejados.

Por Verlane Estácio com informações da Secult

Texto e imagens reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário