domingo, 10 de maio de 2015

Conselho de Cultura visita museus de São Cristóvão

Conselho de Cultura realiza visita técnica em museus de São Cristóvão.
Foto: divulgação.

Infonet - Cultura - Noticias - 04/05/2015.

Conselho de Cultura visita museus de São Cristóvão
Museus realizaram uma série de solicitações a Secult

Os membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC) estiveram na cidade de São Cristóvão para a realização de visitas técnicas nos Museu da Polícia Militar e Museu Histórico de Sergipe. Durante as visitas, foram feitas, por parte da administração dos museus, uma série de solicitações, a fim de que o conselho pudesse interceder junto à Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe pela realização de obras e contratação de pessoal.

Criado em 1969, o Museu da Polícia Militar foi o primeiro ponto de visita do conselho. Recepcionados pelo Diretor do Museu, o Cel. Dilson Ferraz de Souza, os conselheiros receberam informações a respeito do funcionamento do Museu, que conta com 5 salas de exposição, mesclando, em 4 delas, elementos que contam a história da atuação da Polícia Militar de Sergipe. Na outra sala, está instalado o projeto social desenvolvido pelo Museu. Por meio dele, o Museu recebe artistas plásticos para exposições. O grande diferencial da “Sala Tiradentes”, nome dado em homenagem ao patrono das polícias, é a inexistência de pagamento por parte do artista para a realização da sua exposição. “Essa é a sala de valorização do artista, por meio deste projeto social que visa à interação do museu com a comunidade para que a gente possa tornar conhecidos os nossos artistas plásticos”, explica o Cel. Dilson Ferraz, Diretor do Museu da Polícia Militar.

A impressão causada pelo Museu da Polícia Militar nos integrantes do Conselho de Cultura foi a melhor possível. O trabalho de resgate, catalogação, exposição e manutenção do acervo do Museu da Polícia Militar, realizado pelo Diretor da instituição, o Cel. Dilson Ferraz, impressionou a todos. “É gratificante ver o trabalho realizado no museu”, declarou a Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Ana Luiza Valadares, por ocasião da reunião realizada após a visita técnica.

O Museu Histórico de Sergipe, um dos maiores e mais visitados museus do estado, foi também visitado pelo CEC. Nele, uma série de obras, que fazem parte do acervo fixo do museu foi observada pelos conselheiros, atentos às necessidades de manutenção e preservação do material que remonta a períodos e fatos históricos de extrema relevância para a sociedade sergipana, dentre elas, um lote de canhões e balas, que passarão por restauração em breve.

As demandas apresentadas pela equipe dos museus para o Conselho Estadual de Cultura terão breve encaminhamento. “É importante que tenhamos no Conselho Estadual de Cultura um parceiro, que trabalhe conosco, fiscalizando e acompanhando os processos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura, sugerindo ações e projetos e, sobretudo, representando efetivamente os interesses da população sergipana”, complementa o Secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha.

Fonte: Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário