sábado, 30 de maio de 2015

Evento cultural homenageará Tobias Barreto de Menezes


Infonet - Cultura - Noticias 27/05/2015.

Evento cultural homenageará Tobias Barreto de Menezes
Ação acontece em junho com participação de 12 escolas

Entre os dias 1º e 7 de junho acontecerá a Semana Cultural Tobias Barreto de Menezes, uma iniciativa realizada no município de Tobias Barreto com o intuito de valorizar o filósofo, escritor e jurista sergipano que emprestou o nome à cidade. O evento envolve 12 escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e particular do município, estimulando o interesse pela cultura através da poesia, teatro e um desafio de conhecimentos sobre a vida do homenageado.

O evento cultural acontece na semana da celebração do nascimento de Tobias Barreto de Menezes, que aniversaria no dia 7 de junho. Entre os estudantes, o interesse pela participação tem sido crescente e os preparativos intensos. Segundo Rafaela Costa, técnica pedagógica da Escola Estadual João Antônio César, a mobilização inicia com um mês de antecedência, quando são distribuídas as apostilas para estudo e publicado o edital. A técnica ainda explica que um professor é escolhido para acompanhar as atividades e os alunos selecionados utilizam o espaço da escola para estudar e desenvolver as atividades, que neste ano, envolve apresentação de uma esquete teatral e declamação de uma poesia. “A cada ano o número de alunos interessados aumenta”, avalia.

Para o estudante Fagner Andrade, a semana cultural utiliza um processo estimulante para a promoção do conhecimento. Ele participará pela terceira vez da iniciativa e garante que é uma competição acirrada e saudável.

A Semana Cultural Tobias Barreto de Menezes é promovida pela Secretaria Municipal da Cultura, que premiará a escola que obtiver maior pontuação com uma viagem cultural com destino às cidades pernambucanas de Escada e Recife, onde Tobias Barreto pode aflorar todo o seu conhecimento. “É uma forma de valorizar um intelectual sergipano que rompeu as limitações de uma época para ganhar o mundo e estimular o interesse pelo aprendizado nos nossos jovens”, explica o secretário da pasta e idealizador do projeto, Josenilson Bispo.

A viagem acontece no período de férias escolares. Ao longo de dois dias os estudantes visitarão museus, universidades e outros pontos culturais dessas cidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário