quarta-feira, 20 de maio de 2015

Semana de Museus inicia atividades

Foto: Edinah Mary.

Infonet - Cultura - Noticias - 19/05/2015.

Semana de Museus inicia atividades com mostra de cinema
Mostra Audiovisual de Cultura Sergipana abre atividades

A programação da 13ª Semana de Museus, organizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), inicia nesta quarta-feira, 20, com a ‘’ Mostra Audiovisual de Cultura Sergipana’’. As atividades seguem até o final desta semana no Centro Cultural de Aracaju, com a 1ª Jornada de Estudos “Cultura Popular e Sustentabilidade”.

A Mostra Audiovisual será exibida na Sala de Projeção Walmir Almeida, durante os três dias de atividades, sempre a partir das 15 horas. Ao todo serão exibidos nove filmes sergipanos, entre documentários, curtas e especiais de televisão e será realizado pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

Já a Jornada de Estudos, que será realizada no Teatro João Costa, nos dias 21 e 22 de maio, das 8h30 às 12 horas, trará professores e especialistas na área de museologia. A primeira mesa redonda, contará com a fala da presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes e com a professora do Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Verônica Nunes.

No dia 22, a Jornada traz o assessor executivo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Irineu Fontes, a professora do Núcleo de Museologia da UFS, Ana Carina Rocha e o coordenador geral do grupo Cacumbi do Mestre Deca, Antônio Carlos. Grupo folclórico centenário do município de Laranjeiras, Cacumbi do Mestre Deca se aprese no final da manhã, no encerramento da atividade.

Durante o evento o público poderá visitar a exposição “Divina Renda”, cedida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e também poderão assistir o lançamento do livro “Dicionário da Religiosidade Popular”, de Frei Xico, no dia 22.

A Semana de Museus é uma ação permanente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). “Museus para uma sociedade sustentável” é o tema da edição de 2015, que marca o Dia Internacional de Museus, comemorada em 18 de maio.

O Centro Cultural de Aracaju fica localizado na Praça General Valadão, s/n. Os interessados em participar da Jornada de Estudos podem se inscrever no dia e local do evento. Todas as atividades promovidas pela Funcaju são gratuitas.

Fonte: Funcaju.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário