sábado, 30 de maio de 2015

Conselho aprova tombamento de Bacamarteiros


Infonet - Cultura - Noticias - 27/05/2015.

Conselho aprova tombamento de Bacamarteiros
Tradição foi passada de pais para filhos em Carmópolis

Numa reunião realizada na tarde de ontem,26, Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou uma indicação que pede o registro do Grupo de Bacamarteiros do município de Carmópolis como patrimônio imaterial do estado de Sergipe. Além dos membros do conselheiro, participaram da reunião o secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, o secretário de comunicação e cultura do município de Carmópolis, Cristiano Mendonça, o vereador responsável pela solicitação, Alexandre Magalhães e a atual coordenadora do grupo dos bacamarteiros, Cilleia Oliveira.

Responsável pela apresentação do projeto, o secretário de comunicação e cultura de Carmópolis, Cristiano Mendonça, explicou que a aprovação da indicação é um passo importante para a preservação da cultura do estado, visto que o grupo é uma das manifestações culturais mais tradicionais de Sergipe.

“É um grupo tradicional que vem da herança dos escravos. Foi passada de pai para filhos, continua mantendo suas tradições e é um grupo reconhecido não só em Sergipe, mas em todo Brasil, com participação em festivais de folclore nacionais. Sentimos a necessidade de torná-lo um patrimônio imaterial do estado”, relata.

Segundo o vereador responsável pela indicação, Alexandre Magalhães, o grupo representa a cultura do estado, e, por isso, a ideia de registrar o grupo dos bacamarteiros como bem imaterial do estado é importante. “O Conselho Estadual de Cultura solicitou os documentos, nós enviamos e fomos convocados para fazer a apresentação de como é toda estrutura do grupo para que os conselheiros apreciem e sejam levadas para a Assembleia Legislativa para que os deputados possam votar”.

Tradição.

Criado por volta de 1780, o grupo surge dos negros dos Engenhos de cana-de-açúcar do Vale do Cotinguiba que brincavam samba-de-roda e atiravam com uma arma artesanal conhecida como Bacamarte. Os instrumentos musicais são fabricados com a madeira do jenipapo, couro de animais e sementes.

A tradição foi passada de pais para filhos tanto é que a atual coordenadora do grupo de bacamarteiros de Carmópolis, Cilleia Oliveira, que influenciada pelo seu pai, faz parte grupo há 29 anos. Para ela, a aprovação irá promover a manutenção da cultura local. “É uma maneira de manter a cultura do nosso estado viva, e, desta forma, o estado está promovendo a manutenção dos grupos. Esse apoio é e de suma importância não só com nossos grupos, mas com outros grupos do nosso estado”, acredita.

O secretário de Estado da Cultura, Elber Batalha, esteve presente na reunião. Para ele, o grupo merece o reconhecimento devido o valor cultural do grupo. “É uma manifestação cultural que é extremamente significativa, data de mais de 200 anos de existência e é um projeto que merece um reconhecimento pelo valor cultural e histórico que esse projeto tem”.

Fonte: Ascom Secult.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Foto: Ascom Secult

Nenhum comentário:

Postar um comentário