quinta-feira, 21 de maio de 2015

Sebastiana e seus 14 filhos





Fotos: Tássio Andrade.

Publicado originalmente no site G1 SE, em 19/05/2015.

Mulher que teve o 21º filho aos 51 anos volta para casa em Sergipe
Maioria dos filhos de Sebastiana ainda é pequeno, 14 vivem na casa.
Ela diz que não encontra dificuldades para administrar tarefas domésticas.

Tássio Andrade.
Do G1 Sergipe.

A marisqueira Sebastiana Maria da Conceição, 51 anos, retornou para casa com o 21º filho, no município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, o Tássio da Conceição Souza, na tarde da sexta-feira (15). O nascimento do bebê chamou a atenção e virou notícia em todo o Estado de Sergipe. Segundo a equipe médica que fez o parto de Sebastiana, a idade da mãe e também a quantidade de filhos tornou a gravidez de risco.

A equipe do G1 Sergipe fez uma visita na manhã desta segunda-feira (18) à família para saber um pouco do cotidiano de cada um deles. Sebastiana mora com o esposo Edson José Messias Souza, 49, e 14 filhos de idades variadas. A casa da família é bem simples e fica localizada na periferia do município de São Cristóvão.

“A casa é pequena, são três quartos apertados e um banheiro para todo mundo, mas a gente se virar e consegue deixar tudo em ordem. Eu e ela trabalhamos vendendo peixe e esse é o nosso único sustento. As dificuldades são muitas, mas o que importa é que aqui todo mundo é feliz. Nós gostamos de crianças, elas deixam o lar abençoado”, contou Edson José Messias Souza, esposo de Sebastiana.

As crianças estão espalhadas em todos os cantos da casa. Como o espaço é pequeno, a rua vira o local perfeito para as brincadeiras. “Eu gosto de ter muitos irmãos, estou feliz que agora tem mais um”, disse sorridente o pequeno Alysson da Conceição Souza, de sete anos.

Sebastiana diz que não encontra dificuldades para administrar as tarefas domésticas. “Metade estuda pela manhã e outra metade pela tarde. Todos estão na escola e me preocupo bastante com isso. Só não tenho tempo de fiscalizar o dever de cada um, não existe tempo”, confessa Sebastiana.

Segundo a marisqueira, o bebê Tássio, nome inspirado neste repórter que escreve agora, é bem tranquilo e só sabe dormir. “É um amor de criança, dorme o dia todo, um presente de Deus”, disse emocionada. Ela também tem orgulho de apresentar cada um dos 14 filhos que ainda moram com ela.

“Cada um tem uma beleza diferente, e eles são diferentes também no jeito de ser. A maioria ainda é tudo pequeno, depois do Tássio, a Damaris é a mais nova. O que eu acho mais bonitos são os olhos deles, todos claros”, relata orgulhosa a mãe coruja.

Aos 51 anos e com 18 filhos vivos, 14 ainda morando com ela, Sebastiana tem consciência dos desafios futuros. “Passamos muitas necessidades e temos várias limitações, mas tenho certeza de que Deus atende nossos pedidos e não deixar faltar nada dentro de casa. Esses filhos representam a minha vida e sei que ser mãe é o meu destino”, finaliza dona Sebastiana.

Entenda o caso.

Ela é mais conhecida na comunidade onde mora como ‘Poucos Filhos’, Sebastiana Maria da Conceição tem 51 anos, e possui no currículo 21 partos, todos normais. O último filho nasceu na quarta-feira (13) na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju, o bebê chegou ao mundo pesando 3.040 kg e medindo 46,5 cm. Os três filhos mais novos de Sebastiana têm um ano e seis meses, dois anos e oito meses e três anos e onze meses.

“Meu primeiro filho foi aos 13 anos, ainda era muita menina, não sabia de muita coisa. Mas, foi depois que fiquei com idade avançada que comecei as ter um atrás do outro”, conta Sebastiana.

Ainda na maternidade, ela exibe com orgulho o bebê, que até então não tinha nome. Sebastiana pergunta o meu nome durante a matéria, acha diferente e bonito, e não deu outra, o pequeno foi ganhou o nome de Tássio da Conceição Souza.

“Ela gosta de nomes diferentes, batizou o nome da outra filha de Damaris, nome de uma enfermeira. Sebastiana teve os últimos seis filhos aqui na maternidade Nossa Senhora de Lourdes e sempre busca que não são tão comuns”, disse Juliana Costa, assessora de comunicação da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.

Sebastiana Maria da Conceição mora em um povoado do município de São Cristóvão, na Grande Aracaju, é uma mulher humilde e vive com o marido da venda de pescados. Ela confessa que ama crianças e diz que não teve medo de dar à luz aos 51 anos.

“Sou boa de barriga, em nenhum momento eu tive medo, sou uma mulher forte. Foi tudo normal, e nunca quis fazer a cirurgia para ligar. Acho que esse vai ser o último, mas isso só Deus sabe, confesso que quero mais um”, disse Sebastiana animada.

A maior preocupação da equipe médica da maternidade foi em relação à saúde de Sebastiana e com a do bebê também. Ela teve pré-eclâmpsia¸ que ocorre quando a mulher grávida tem pressão arterial elevada durante a gestação. Segundo o médico obstetra Luis Eduardo Padro Correia, superintendente da maternidade, a gestação foi de alto risco.

“Ela teve esse problema de pressão arterial alta, o que é algo grave. Como ela fez vários partos normais, isso facilitou a evolução do parto. Apesar do risco elevado, mãe e filho estão bem e não correm risco”, avaliou o médico obstetra Luis Eduardo Padro.

Dona Sebastiana tem 18 filhos vivos, ela diz que nasceu para ser mãe de muitos. “Sempre me vi uma mãe cheia de crianças, esse foi o meu destino, tenho certeza!”, afirma. A mais nova mamãe é casada com um homem da mesma idade. No total, ela deu à luz 10 mulheres e 11 homens. Ela conta que as pessoas ficam curiosas e perguntam se a criança é neta dela.

“Todo mundo acha que sou a avó do meu próprio filho, quando digo que sou a mãe as pessoas tomam um susto. Ficam me olhando de forma estranha, pois eu nem ligo pra isso. Cuido dos meus filhos e amo muito cada ser que coloco no mundo, é uma virtude que Deus me deu. Ser mãe aos 51 anos, não tenha dúvida, é uma felicidade sem explicação”, conclui sorridente Sebastiana.

Texto e fotos reproduzidas do site: g1.globo.com/se/sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário