domingo, 27 de maio de 2018

16ª Semana de Museus

Exposição “100 anos do Cultart/UFS – 
instituição responsável pela ligação Cultural, 
artística e social entre as comunidades interna 
e externa vinculadas a UFS”

 Exposição “Passos da Fé–Procissão de Senhor dos Passos”

Exposição “A face das Mulheres Negras de Laranjeiras 
– Apresentação dos rostos femininos que lideraram 
e lideram em diferentes aspectos”

 Museu Afro Brasileiro de Sergipe – Laranjeiras/SE

 Museu Histórico de Sergipe

Museu de Arte Sacra – Laranjeiras/SE
Fotos: Pritty Reis/Secult

Publicado originalmente no site da SECULT, em 23 de maio de 2018

Museus gerenciados pela Secult realizam atividades durante 16ª Semana de Museus

As exposições aconteceram nos municípios de São Cristovão e Laranjeiras

Integrados à 16ª Semana de Museus, que aconteceu entre os dias 14 e 20 de maio em todo o país, os museus coordenados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) também fizeram parte do evento, realizando diversas exposições na proposta idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que levava o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

No Museu Histórico de Sergipe, em São Cristovão, aconteceu a exposição “100 anos do Cultart/UFS – instituição responsável pela ligação Cultural, artística e social entre as comunidades interna e externa vinculadas a UFS”, entre os dias 15 e 16 da última semana. A unidade expôs todo o seu acervo voltado ao centenário do Centro de Cultura e Arte, buscando a hiperconectividade cultural.

Já no Museu Afro Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras, foi realizada a mostra “A face das Mulheres Negras de Laranjeiras – Apresentação dos rostos femininos que lideraram e lideram em diferentes aspectos”, no dia 15. Junto à exposição, o público presente preparou um trabalho fotográfico voltado para as mães.

No Museu de Arte Sacra de Laranjeiras foi exposta a mostra fotográfica da fotografa Danielle Pereira, com o tema “Passos da Fé – Procissão de Senhor dos Passos”, entre os dias 17 a 20 de Maio. Ao todo, 25 imagens da Romaria do Senhor dos Passos, que revelam a força e a beleza da religiosidade popular no município de São Cristóvão, foram expostas nas paredes da unidade museal.

Junto aos museus da Secult, participaram da Semana dos Museus: o Museu da Gente Sergipana, o Centro Cultural de Aracaju, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju – Galileu Galilei, o Centro da Memória da Ciência e da Tecnologia em Sergipe, o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, o Projeto Tamar – Oceanário de Aracaju, o Museu Raymundo Fernandes da Fonseca – Boquim/SE, o Museu de Arqueologia de Xingó – Canindé de São Francisco, o Museu Artístico e Histórico Antônio Nogueira – Itabaiana/SE e o Memorial Histórico Dr. Otavio Acciole Sobral – Japaratuba/SE.

Sobre a 16ª Semana dos Museus

A temporada de eventos organizada pelo Ibram acontece durante três dias em todo o Brasil. Com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, a proposta deste ano é que museus e instituições participantes busquem amplificar suas relações com a comunidade e seu entorno, onde as atividades propostas são as mais diversas, a exemplo de exposições, ações educativas, exibição de filmes e bate-papos.

Diante disso, para esta edição de 2018, os mais de 1,1 mil participantes da Semana de Museus cadastraram 3,2 mil eventos distribuídos em 489 cidades de 26 estados da federação.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário