quarta-feira, 23 de maio de 2018

Acese comemora 146 anos com solenidade


Publicado originalmente no site Sergipe Notícias, em 17/05/2018

Acese comemora 146 anos com solenidade

A Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) comemora os seus 146 anos de existência em solenidade, na sexta-feira 25 de maio, a partir das 17h, na sede da entidade, localizada na Rua José do Prado Franco, nº557. Durante o evento, haverá a apresentação do coral da Fundação Ulysses Guimarães; o descerramento da foto de Wladimir Alves Torres na galeria de ex-presidentes e bênção nas dependências do prédio. Ao longo de sua história, a Acese teve 47 presidentes e coleciona importantes conquistas em prol do setor produtivo e da população sergipana.

História

Na época de sua fundação, em 26 de maio de 1872, a cidade de Aracaju tinha apenas 17 anos, possuía pouco mais de cinco mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais. Os empresários desejavam redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infraestrutura ferroviária e portuária. Por esses motivos, se reuniram em uma associação que denominaram de Associação Comercial de Sergipe.

Na década de 60, a Acese abraçou uma das mais importantes e vitoriosa campanha pela permanência da sede da Região Produtora do Nordeste da Petrobrás(RPNE), em Sergipe, e não em Alagoas. A Associação não só se notabilizou pelo comprometimento com as causas relacionadas à classe, mas também com temas relacionadas ao desenvolvimento econômico, e sempre se posicionando em relação a temas relevantes da agenda sergipana nos aspectos sociais e econômicos e o faz até hoje.

Em meados de 2000, sentindo a necessidade de discutir e oferecer propostas para a promoção do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, estimular o despertar da consciência de toda a sociedade sergipana para as potencialidades do estado e lutar pelo fortalecimento da atividade empresarial, alguns presidentes e diretores de entidades empresariais, liderados pelos diretores da Acese, Ancelmo de Oliveira, Jorge Santana e Fernando Carvalho, constituíram o Fórum Empresarial de Sergipe, entidade que firmou-se ao longo dos anos e tem sua administração estabelecida desde sua fundação na sede da Acese.

Nos anos de 2005 e 2006, houve uma intensa mobilização encabeçada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e a Acese se engajou na Frente Empresarial pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em dezembro de 2006, e Sergipe sendo junto com o Paraná, pioneiros na regulamentação do que se convencionou chamar de Estatuto das Micro e Pequenas Empresas no país.

Outras importantes conquistas foram a elevação do subteto estadual do Simples Nacional, a participação na proposição de políticas públicas de fomento à atividade empresarial e incentivo ao empreendedorismo e participação em causas relacionadas à fiscalização, tributação e desburocratização.

Durante a gestão do presidente Jorge Santana de Oliveira, a entidade mudou a denominação para Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - Acese, se adequando à nomenclatura adotada pela Confederação e reformando o estatuto para consolidar o seu caráter apartidário. Mantendo com os dirigentes públicos, uma interlocução crítica, respeitosa e colaborativa, contribuindo na formulação de políticas públicas adequadas e que promovam o desenvolvimento sócio-econômico de Sergipe.

Nesses 146 anos, a Acese construiu uma reputação de entidade forte, representativa, capaz de agir com determinação, firmeza e independência, a favor dos mais legítimos interesses do setor produtivo de Sergipe, fazendo a defesa sistemática da imagem do empresário como agente de transformação, cuja conduta deve estar sempre pautada na ética e na responsabilidade social.

Em 2018, na gestão de seu 47º presidente, Marco Aurélio Pinheiro Tarquínio, a Acese integra uma Confederação de 2.300 associações comerciais e empresariais, que congrega mais de dois milhões de empresários e se prepara para o caminho da autosustentabilidade com projeto de revitalização, que visa o uso inteligente de espaço e oferta de serviços que beneficiarão o empresariado e a população sergipana

Texto e imagem reproduzidos do site: sergipenoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário