sexta-feira, 11 de maio de 2018

Reformado, Centro de Criatividade comemora 33 anos



  Em 2018 o Arraiá do Arranca Unha está confirmado
 no Centro de Criatividade

O Arraiá do Arranca Unha foi retomado em 2017, 
recebendo centenas de visitantes nas noites de disputa

 Abertura da edição do Arranca Unha em 2017

  Tradicional concurso de quadrilhas juninas
 é marca do centro

 Centro foi reinaugurado pelo governador Belivaldo Chagas

 Centro foi totalmente reformado

A última etapa da reforma foi entregue 
no dia 07 de abril deste ano

Publicado originalmente no site da SECULT, em 10 de maio de 2018

Reformado, Centro de Criatividade comemora 33 anos

Fundado em 1985 com o intuito de unir arte e educação, abrigando diversificadas atividades culturais, o Centro de Criatividade completa nesta quinta-feira, 10 de maio, o seu 33º aniversário. O sugestivo nome de “Centro de Criatividade” reflete muito do papel que esse espaço cultural tem na história de Aracaju e de Sergipe.

“No passado este local abrigava a antiga caixa d’água da cidade, onde funcionavam os depósitos de água da região, que já estavam abandonados quando surgiu a ideia de transformá-lo em um centro cultural, que tem sido ao longo dos anos uma casa para muitos artistas e eventos importantes do nosso estado”, explica o atual diretor da unidade, Lindolfo Amaral.

Reinaugurado em abril deste ano, o projeto original do centro foi desenvolvido pelo renomado arquiteto, Jaime Lerner, que procurou aproveitar a curvatura do morro para a construção das coberturas das salas e do restaurante. “Temos hoje um espaço que caracteriza bem a cultura popular sergipana, que é palco para as mais diversas manifestações artísticas. Com a reinauguração, a nossa ideia é que o centro passe a ser cada vez mais um local onde a comunidade esteja sempre presente através de seus grupos”, completou Lindolfo.

Para o secretário de Estado da Cultura, João Augusto Gama, o Centro de Criatividade se mantém até hoje como um dos berços da diversidade cultural sergipana. “Este é um dos mais importantes espaços culturais do nosso estado, por abrigar as mais diversas manifestações artísticas, sejam elas em artesanato, música ou dança. O nosso propósito é realizar cada vez mais projetos que envolvam a comunidade, engrandecendo ainda mais a história desse patrimônio do povo sergipano”, destacou o secretário.

Próximas atividades

Em junho, a marcação dos quadrilheiros e o ritmo da zabumba voltarão a ecoar no Centro de Criatividade. O tradicional concurso de quadrilhas do Arraiá do Arranca Unha está confirmado dentro da programação do Encontro Nordestino de Cultura. A realização do evento foi retomada no ano passado, recebendo centenas de visitantes nas noites de disputa.

Ainda nesse semestre, o centro está recebendo a Orquestra de Atabaques de Sergipe e o projeto “Academia da Cidade”. Já no início do segundo semestre, serão abertas vagas para oficinas artísticas, entre outros projetos.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário