quinta-feira, 31 de maio de 2018

Governador acompanha sepultamento de Dom Luciano Cabral




Publicado originalmente no site ASN, em 30 de Maio de 2018 

Governador acompanha sepultamento de Dom Luciano Cabral

A cerimônia de sepultamento foi ministrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. Ela foi acompanhada pelo Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom José Palmira Lessa, padres, seminaristas, autoridades e católicos

O governador Belivaldo Chagas compareceu, na tarde desta quarta-feira, (30), ao sepultamento do Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, na igreja São Salvador. Dom Luciano faleceu na tarde da última terça-feira, (29), na própria residência, aos 93 anos. Ele  era portador de Alzheimer e vinha acamado há alguns anos. O velório ocorreu durante toda a noite de terça e manhã desta quarta-feira, na Paróquia Jesus Ressuscitado.

O governador afirmou que Dom Luciano foi um grande pastor, um cidadão que soube encaminhar todos os sergipanos, um intelectual e que, com discrição, sempre esteve atento a defender os interesses da comunidade de forma geral. "É uma pessoa que também deixará  saudade, que tem uma história que o sergipano em muito tempo não irá esquecer", enfatizou.

A cerimônia de sepultamento foi ministrada pelo arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa. Ela foi acompanhada pelo Arcebispo Emérito de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, padres, seminaristas, autoridades e católicos.

Em nome dos familiares e amigos, o presidente da Academia Sergipana de Letras, Anderson Nascimento, fez uma homenagem. Ele lembrou que todo o acervo de livros e publicação do Arcebispo foi doado à ASL.

Dom Luciano foi bispo Auxiliar de Aracaju no arcebispado de Dom José Vicente Távora e assumiu a titularidade da Arquidiocese de 1971 a 1998. Teve uma atuação marcante como intelectual e pensador da Educação em Sergipe. Ele foi presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, liderando o trabalho para a fundação da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Ainda como Arcebispo, foi membro do Conselho Federal de Educação. Autor de vários livros, entre os quais: Europa, Ver e Olhar; Europa e Europeus; Viagem aos Estados Unidos; Índia a Voo de Pássaro; Estrada de Emaús; A Igreja às Portas do Ano 2000; e “La Nature de l’intelligence dans le thomisme et dans la philosophie de Hume” - tese de doutorado em Filosofia, que ele defendeu na Sorbone. Dom Luciano criou a oração das vocações sacerdotais e religiosas rezada nas igrejas do Brasil inteiro.

Dom Luciano José Cabral Duarte nasceu em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925. Era filho de José de Góes Duarte e Célia Cabral. Estudou na Escola de Aprendizes Artífices, depois Escola Técnica, hoje IFS, antes de ingressar no Seminário Menor do Sagrado Coração de Jesus, aos 11 anos. Em 1942 mudou-se para o Seminário de Olinda, em Pernambuco. Em fevereiro de 1945 transferiu-se para São Leopoldo (Rio Grande do Sul) onde concluiu os estudos eclesiásticos para se tornar padre.

Foi ordenado sacerdote por Dom Fernando Gomes, então bispo de Penedo, no dia 18 de janeiro de 1948, iniciando suas atividades de sacerdote na Igreja do São Salvador, onde foi sepultado. Ele faleceu ao lado da irmã Carmem Duarte e de Dom José Palmeira Lessa.

Texto e imagens reproduzidos do site: agencia.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário