quinta-feira, 31 de maio de 2018

Sepultamento de Dom Luciano





Fotos: Marco Vieira

Publicado originalmente no site da PMA, em 30/05/18 

Agência Aracaju de Notícias

Edvaldo comparece a sepultamento de Dom Luciano

O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou o cortejo do velório e o sepultamento do arcebispo emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, na tarde desta quarta-feira, 30, em Aracaju. Dom Luciano estava com 93 anos, com saúde fragilizada por causa do Alzheimer. Em decorrência do seu falecimento, Edvaldo decretou luto de três dias no município.

Em entrevista à imprensa, o prefeito destacou o legado deixado por Dom Luciano para Sergipe. "Dom Luciano foi um grande pregador e líder religioso, que soube conduzir a igreja enquanto foi arcebispo de Aracaju. Era um homem brilhante, muito inteligente, que com a sua inteligência, sua oratória, conquistava os corações e as mentes dos católicos durante os muitos anos em que foi pastor aqui na nossa comunidade. Além disso, um aspecto ainda mais decisivo de Dom Luciano foi o seu papel na educação de Sergipe, seja como professor, como articulador da Faculdade de Filosofia e, principalmente, como um dos fundadores da Universidade Federal de Sergipe", afirmou.

O velório foi realizado na Igreja Jesus Ressuscitado, onde várias missas foram celebradas em memória do arcebispo. Depois o corpo foi levado em cortejo da praça Olímpio Campos até a Igreja São Salvador, onde foi sepultado. Centenas de pessoas acompanharam a cerimônia, que foi realizada pelo arcebispo metropolitano Dom João José Costa e pelo arcebispo emérito Dom José Palmeira Lessa.

Dom Luciano José Cabral Duarte nasceu em Aracaju em janeiro de 1925, foi bispo auxiliar de Aracaju e assumiu a titularidade da Arquidiocese, permanecendo na função de 1971 a 1998. Chegou ainda a ser presidente da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, liderando o trabalho para a constituição da Universidade Federal de Sergipe. Era também membro da Academia Sergipana de Letras.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário