sexta-feira, 11 de maio de 2018

Feira São Criativos traz Nanã Trio e show À Flor da Pele

Foto: Pritty Reis 
(concedidas pela Assessoria de Imprensa da Nanã Trio).

Publicado originalmente no site do Portal Infonet, em 10/05/2018 

Feira São Criativos traz Nanã Trio e show À Flor da Pele

Show acontece dia 12 às 16h na Feira São Criativos

As meninas do Nanã Trio conquistaram o público sancristovense durante o Festival de Artes de São Cristóvão, e a Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) convidou o grupo para voltar e reapresentar o show “À Flor da Pele: A Mulher na Obra de Chico Buarque”. Elas se apresentam a partir das 20h na Praça São Francisco, durante a Feira São Criativos, que começa às 16h deste sábado, 12, em edição especial de homenagem ao Dia das Mães.

O projeto surgiu de uma paixão em comum pela fascinante obra de Chico Buarque, um dos maiores e mais produtivos compositores do Brasil. No esforço de delimitar um recorte para cantar sua vasta obra, Rebecca, Lygia e Gloria escolheram as mulheres que inspiraram o compositor, em canções que descrevem com perfeição sentimentos e desejos próprios da alma feminina. “Januárias, Carolinas, Ritas, Rosas, Genis, Joanas, Violeiras, Morenas.. de Angola, dos Olhos D’Água.. Mulheres sonhadoras, sofredoras, aguerridas, empoderadas, submissas... Todas são representadas nesse repertório, cantado em histórias contadas em cerca de 2h de show”, diz Rebecca Melo, uma das integrantes do grupo.

Junto com a obra de Chico, o grupo homenageia, então, as muitas mulheres que foram fontes de inspiração e que representam tantas outras. Mulheres que travam lutas diárias consigo e com uma sociedade ainda opressora. “Somos movidas por um desejo de homenagear a liberdade de sermos somente as mulheres que podemos ser. E as mulheres da obra Chico são retratos. Retratos de mulheres que existem na vida real e que ganharam voz nas suas belas canções”, afirma Lygia Carvalho.

Com direção musical de Denisson Cleber (violões 6, 7 e 12 cordas) e arranjos vocais de Jeanine de Bona, “À Flor da Pele” traz ao palco, além das meninas, o talento de grandes músicos, como Fábio Cavalieri (baixo acústico), Odílio Saminêz (percuteria), Lucas Campelo (sanfona, violão e piano) e Daniel Melo (flauta transversal).

Juntas há cerca de dois anos, Rebecca, Glória e Lygia Carvalho vêm traçando uma trajetória de aprendizado. Das aulas de harmonização com Lina Sousa às aulas de técnica vocal com Jeanine de Bona, o grupo vem estudando e pesquisando para cada projeto empreendido. A estreia aconteceu em novembro do ano passado, seguida de uma série de apresentações no FASC, eventos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, eventos corporativos e outros dois shows, que lotaram o Café da Gente.

Na última sexta, 04, buscando oferecer mais espaço para o público, o grupo se apresentou no Teatro Atheneu, surpreendendo a todos com uma produção cuidadosa e esteticamente refinada. Cenografia, iluminação, som, banda, figurinos e interpretações compuseram um espetáculo encantador, que lotou a casa e arrancou aplausos e elogios da plateia mais exigente. “Estamos muito felizes com os resultados desse projeto que a gente faz com tanto amor e nos sentimos honradas com o convite para voltar a São Cristóvão. Uma cidade linda que nos recebeu com muito carinho na edição memorável de retorno do FASC”, disse Gloria Costa.

Segundo o grupo, um novo projeto está encaminhado, em reverência às tradições regionais do forró raiz. “Estamos preparando um show dançante, com um repertório escolhido a dedo e bastante animado para o nosso ciclo junino”, revelam as meninas.
São Criativos

A edição especial Dia das Mães começará a partir das 16h, na praça São Francisco, reunindo comerciantes e atrações artísticas. O evento tem a assinatura da Secretaria de Assistência Social e do Trabalho (Semast) e da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact). Esta edição também ofertará ao público alguns serviços na área da saúde, que disponibilizará equipes da Secretaria Municipal de Saúde para a realização de: aferição de pressão, testes rápidos de HIV e Sífilis e distribuição de preservativos. Já a Secretaria Municipal de Educação organizará as participações dos estudantes na apresentação de trabalhos homenageando as mães sancristovenses.

“Quando criamos a São Criativos em 2017 queríamos oportunizar aos nossos artesãos um espaço para que estes comercializassem seus produtos, mostrando enquanto vitrine todo seu potencial artístico. O evento deu certo e realizamos várias edições tanto no Centro Histórico quanto no Grande Rosa Elze, conjunto Eduardo Gomes. Aproveitamos algumas datas especiais para fazermos edições pensadas para determinados momentos, assim será a edição Dia das Mães, que acontecerá este próximo sábado. Agora contamos com o respaldo das Secretarias de Saúde e Educação de nossa cidade, todos juntos endossando esse projeto que por si só é bastante especial. Queremos que o público possa conhecer os produtos dos feirantes/artesãos e também assistam nossa programação cultural, nossas homenagens e possam ainda cuidar da saúde”, enfatizou o diretor-presidente da Fundact, Gaspeu Fontes.

Fonte: Ascom São Cristóvão

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário