terça-feira, 15 de maio de 2018

Projeto ‘Fruta é Bom Demais’




Fotos: Ana Lícia Menezes

Postado originalmente no site da Agência Aracaju de Notícias, em  15/05/18 

Projeto ‘Fruta é Bom Demais’ estimula alimentação saudável para crianças da rede municipal

Além de receber educação de qualidade de forma gratuita, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determina que toda criança tenha direito a um programa de alimentação saudável em sua escola. Pensando em proporcionar uma alimentação que supra todas as necessidades e que contribua para o desenvolvimento de todas as crianças matriculadas na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), criou o projeto ‘Fruta é bom demais'.

Elaborado e executado pela Coordenadoria de Alimentação Escolar (Coae) da Semed, o projeto foi criado em 2017 e tem como público alvo as crianças, de três a cinco anos, matriculadas nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei). O objetivo do projeto é estimular o consumo de frutas pelos alunos, fazendo-os conhecer suas propriedades nutricionais através de atividades lúdicas.

Através de visitas de supervisão, as equipes da coordenadoria constataram que, mesmo com o lanche sendo oferecido pela escola, muitos pais mandam alimentos de casa e, muitas vezes, produtos industrializados, como refrigerantes e biscoitos recheados. "Os pais fazem isso por desconhecimento do cardápio da alimentação escolar dos filhos. O nosso objetivo é aumentar o consumo das frutas pelos nossos alunos e valorizar a alimentação escolar. A ideia também é que as crianças venham conhecer as nossas frutas regionais que, a maioria, estão disponíveis o ano todo", explica a nutricionista e coordenadora da Coe, Verônica Maria da Silva.

O projeto

O ‘Fruta é bom demais', em 2017, realizou atividades em 11 escolas da rede municipal. Neste ano, até o momento, sete escolas já foram atendidas. O objetivo é, ainda este ano, passar por todas as Emeis e atender o maior número possível de crianças matriculadas. Nas visitas às unidades de ensino, a equipe da coordenadoria utiliza teatro de fantoches e dinâmicas para passas as informações para os alunos.

"A peça conta a história de Pedrinho, um menino que não come frutas e começa a adoecer de forma mais recorrente. A mãe dele o aconselha a comer fruta porque é importante e faz bem a saúde. Pedrinho obedece e começa a consumir as frutas, então fica mais forte, disposto para brincar e não fica mais doente. Tudo numa linguagem simples pra que eles compreendam", conta Verônica.

 "Pensamos em algo lúdico, que fosse específico para essa primeira infância, porque é nessa fase que os hábitos alimentares são implantados na criança. É importantíssimo que seja trabalhado nos alunos da educação infantil para que, quando eles chegarem à adolescência e fase adulta, já tenham um hábito alimentar saudável", completa.

Além do teatro, as nutricionistas também criaram a "caixa mágica", uma caixa de papelão decorada com um espaço para a criança colocar a mão e, através do tato, descobrir qual fruta está lá dentro. Tudo com as dicas das profissionais. "Conhecendo as frutas, eles aumentam seu consumo. À medida que os lanches passam a ser mais saudáveis, diminui a abertura para inclusão desses outros alimentos que não são saudáveis. Quando a gente termina as atividades, muitas vezes, os que estão com lanche na mão que trouxeram de casa já não querem mais, compreendem que aquilo ali não faz bem à saúde", comemora Verônica.

Obedecendo a legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), são ofertadas nas escolas da rede municipal de ensino três porções de fruta e três de hortaliças por semana e, muitas vezes, boa parte acabava sobrando. A partir dessa verificação, foi constatada a necessidade da criação do projeto.

 Além do trabalho realizado com as crianças, a equipe do projeto também busca conscientizar os pais dos alunos, divulgando o cardápio das escolas e mostrando que não há necessidade de mandar lanche de casa.

"A alimentação escolar do município de Aracaju é motivo de muito orgulho, pois é uma alimentação de qualidade, tanto na questão nutricional, quanto na questão higiênico-sanitária. Eu posso garantir que a alimentação escolar é saudável e os pais não precisam mandar lanche de casa. Mudança de hábito é muito difícil, mas vamos tentando reverter", complementa a nutricionista.

Segundo dados de uma pesquisa realizada em 2016 pela Vigitel, órgão ligado ao Ministério da Saúde, 56% dos brasileiros estão acima do peso. Um dos objetivos do projeto Fruta é bom demais é justamente tentar reverter esses índices no município de Aracaju. "Também existem estudos que comprovam que crianças com sobrepeso e obesidade serão adultos obesos, por isso que a prevenção tem que ser feita agora. Vemos crianças de dois e três anos tomando refrigerante, suco industrializado, comendo macarrão instantâneo, isso faz com que doenças comuns apenas em adultos estejam atingindo também os pequenos".

Perspectivas

Após finalizar todas as escolas de ensino infantil, o foco da Coae serão os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), onde os matriculados estão na fase da adolescência. Um dos temas abordados, além das consequências da má alimentação, será os riscos de aderir às dietas sem orientação.

"Usaremos outras metodologias, com uma linguagem voltada para os adolescentes. Eles estão em uma fase que é mais difícil lidar, pois questionam muito e estão muito ligados à aparência do corpo. Vamos desmistificar a ideia de que alimentação saudável é uma coisa cara e também os riscos de aderir às dietas da moda, que eles veem na internet", destaca Verônica.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário