segunda-feira, 25 de junho de 2018

Arraiá do Arranca Unha é sucesso de público












Fotos: Pritty Reis

Publicado originalmente no site da SECULT, em 23 de junho de 2018

Arraiá do Arranca Unha é sucesso de público

Parecia que era noite de final. A arquibancada da concha acústica estava completamente preenchida, além das muitas pessoas que ficaram em pé. Era perceptível a emoção do público, as torcidas faziam bastante barulho na entrada de suas quadrilhas favoritas, e para completar esse lindo cenário, não choveu. O evento faz parte do Encontro Nordestino de Cultura, promovido pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Considerada a chave mais complexa do concurso do Arranha Unha, o grupo “D” foi composto por:  Apaga Fogueira, Pioneiros da Roça, Balança Mas não Cai, Unidos em Asa Branca, Meu Xodó e Século XX. A disputa foi acirradíssima e a diferença entre uma e outra muito pequena, mas apenas três passaram para a semifinal. Os detalhes foram essenciais, os erros deveriam ser os menores possíveis. Depois dessa noite, a certeza que essas eliminatórias serão bastante quentes.

Como explica o diretor do Centro, Lindolfo Amaral. “Na noite de hoje temos grandes quadrilhas, grupos que são geralmente campeões como a século XX, campeã de 2017, a Unidos em Asa Branca, que é a atual campeã sergipana, além da Pioneiros da Roça que é a quadrilha criada na comunidade. O clima é realmente de final de concurso e os grupos vieram com todo o gás. Teremos belos dias de hoje em diante”, afirma.

O show à parte ficou por conta da plateia que foi integrante fundamental para o brilho da noite. E não foram apenas os moradores da comunidade que se fizeram presentes, os turistas também foram prestigiar a noite. Raquel de Castro veio do Rio de Janeiro e pela primeira vez tinha assistido a uma apresentação de quadrilha. “Estou deslumbrada com tanta beleza. Nunca tinha visto uma quadrilha de perto e fiquei muito surpresa, pois eu não imaginava que existia essa riqueza de detalhes, tudo muito lindo, estão todos de parabéns”, comenta.

Alex chagas, marcador da quadrilha Pioneiros da Roça disse que deve ao público o bom resultado da noite. “Trouxemos um tema de fácil entendimento e o público nos recebeu de braços abertos, vibraram, cantaram, nos mandaram muita energia. Esse retorno é o que nos faz seguir. Estou muito feliz com o resultado e confiante com as próximas etapas”, conclui.

As classificadas

Quem garantiu as últimas vagas para a disputa do troféu do Arraiá do Arranca Unha foram as quadrilhas Unidos em Asa Branca, Balança Mas Não Cai e Pioneiros da Roça. As semifinais acontecem nos dias 23 e 24, e a grande final encerra o concurso no dia 28 de junho.  Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

 Balança Mas Não Cai

Pioneiros da Roça

Unidos em Asa Branca
Fotos: Pritty Reis

Sobre o Centro de Criatividade

Inaugurado no final de 1985, já no primeiro São João, em 1986, o Centro de Criatividade passou a ser a casa do Arraiá do Arranca Unha e do concurso de quadrilhas juninas que antes acontecia pelas ruas do bairro Getúlio Vargas. O Arranca Unha seguiu ao longo dos anos animando os festejos juninos de Aracaju até 2013, quando as atividades do espaço foram interrompidas para uma reforma em sua estrutura. No dia 7 de abril deste ano, o Centro foi reinaugurado e entregue novamente à população aracajuana.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário