sexta-feira, 15 de junho de 2018

Unidades da Assistência Social entram em clima de São João

 As unidades já estão em clima de São João







 Coordenadora do Cras Gonçalo Rollemberg, 
Wankênia da Silva

 Coordenadora do Cras Coqueiral, Vanessa Côrtes


Secretária da Assistência Social de Aracaju, Rosane Cunha
Fotos: Danilo França

Publicado originalmente no site da PMA, em 14/06/18

Unidades da Assistência Social entram em clima de São João

As unidades da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju já entraram no clima da época preferida pela maioria dos nordestinos. Nesta quarta-feira, 13, foi dada a largada para as comemorações dos festejos juninos, com dois arraiais realizados pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Enedina Bonfim e João de Oliveira Sobral. Já nesta quinta-feira, 14, foi a vez do Abrigo Sorriso e dos Cras Maria José Menezes Santos (Coqueiral) e Gonçalo Rollemberg levarem o que há de melhor no período para as famílias atendidas. Uma forma de fortalecer os vínculos entre os referenciados através da cultura popular e dos seus encantos.

Toda essa festa tem como objetivo levar a alegria aos usuários das instituições assistenciais e revigorar as tradições de um povo guerreiro, que durante o mês de junho celebra as datas de três importantes santos para cultura da região: Santo Antônio, São João e São Pedro. Para a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, nada melhor que ver a felicidade dos usuários festejando as tradições da sua cultura. “Ver essas pessoas cantando e participando das brincadeiras é muito gratificante para nós. Estamos mostrando aqui, que eles podem ter acesso à cultura. Essas ações ratificam as ideias de que a Assistência também dissemina a cultura, que é um importante agente de transformação”, observa.

De acordo com a coordenadora do Gonçalo Rollemberg, Wankênia da Silva, comemorações como essa fortalecem os vínculos e as tradições entre os usuários. “Estão participando com muita alegria e animação desta linda festa, nossos idosos dos serviços de convivência, mães e filhos, que são atendidos pelo Cras, beneficiários do auxílio-moradia e outros referenciados. Momentos como esse serve como uma linda maneira de confraternizar e fazer com que os nossos usuários interajam. Isso é muito bom, porque além de intensificar a nossa cultura, as nossas raízes, ainda estamos cumprindo com o nosso papel de fortalecer os vínculos das pessoas atendidas aqui”, destaca.

A sanfona, o triângulo e a zabumba estiveram presentes embalando os ritmos mais reverenciados da época. A coordenadora do Cras Coqueiral, Vanessa Côrtes, enxerga as ações festivas como manifestações que transformam os assistidos em protagonistas e servem como instrumentos de incentivo à participação nas atividades nos Centros de Referência. “Uma comemoração como essa é muito importante em uma comunidade como o Coqueiral, que é muito pobre e estigmatizada, porque estamos promovendo uma melhor autoestima nessas pessoas. Isso demonstra o quanto a gente se importa com eles e que não é apenas uma festa, mas sim um gesto de carinho, que demonstra o quanto queremos a presença deles nos Cras. Além disso, estamos tornando essa população protagonistas do evento através de apresentações com as pessoas da própria comunidade”, afirma Vanessa.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário