quinta-feira, 7 de junho de 2018

Escritor sergipano Tobias Barreto é homenageado


De acordo com a coordenadora da Ivone de Menezes, 
Nancy Teresa, a homenagem ao escritor sergipano
tem o objetivo de apresentar e reforçar sobre o
conhecimento da literatura brasileira

Segundo o jovem Cristiano Invenção, que estuda para
 concursos, a unidade pública é um suporte de incentivo para a leitura 
de diversas obras e essas exposições reforça a prática


A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira 
das 8h às 17h. As escolas municipais interessadas em levar os alunos,
devem entrar em contato com a Biblioteca Ivone de Menezes e
agendar a visita, através do telefone (79) 3179-6411
Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente no site da PMA, em 06/06/18 

Escritor sergipano Tobias Barreto é homenageado na biblioteca Ivone de Menezes

“Só é grande a liberdade que sacode a majestade e arranca a juba dos reis”. Assim afirmava o escritor, filósofo e jurista sergipano Tobias Barreto (1839-1889). Como parte das comemorações aos escritores da literatura brasileira, neste mês de junho, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade administrada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), homenageia esse crítico. Através de exposições das suas obras, a biblioteca busca incentivar a leitura literária.

Durante a exposição, o visitante vai conhecer sobre a história do autor através da galeria de imagens, painéis com sua biografia e, por fim, um mural com versos e reversos. A biblioteca disponibiliza, ainda, um espaço reservado para a leitura das principais obras, como ‘Dias e Noite’, ‘Ensaios de Filosofia e Crítica’, ‘Questões Vigentes’, e ‘Menores e Loucos’.

De acordo com a coordenadora da Ivone de Menezes, Nancy Teresa, a homenagem ao escritor sergipano tem o objetivo de apresentar e reforçar sobre o conhecimento da literatura brasileira. “Essa exposição incentiva os alunos a conhecerem profundamente quem foi Tobias Barreto e suas principais obras, e também sobre a contribuição que ele e outros escritores sergipanos fizeram para a literatura”, afirmou.

Tobias Barreto foi um dos intelectuais que contribuiu com seu conhecimento filosófico e científico para o ensino de direito. Atualmente, a biblioteca tem recebido, com maior frequência, estudantes de diferentes modalidades de ensino, desde o fundamental a médio e até concurseiros que procuram, especialmente, sobre as obras de ensino jurídico.

Segundo o jovem Cristiano Invenção, que estuda para concursos, a unidade pública é um suporte de incentivo para a leitura de diversas obras e essas exposições reforça a prática. “A biblioteca é também um espaço de divulgação literária. E, esta iniciativa de expor as obras do escritor sergipano, nos apresenta quem foi e o que fez à época”, completou.

Aproveitando a homenagem do escritor e a época junina, a biblioteca também está homenageando os cordelistas de todo o Brasil, especialmente os nordestinos, através das exposições dos livretos de cordéis. Esta ação é realizada durante todo o ano. Em cada mês, um dos principais escritores da literatura brasileira é homenageado. A exposição é aberta ao público de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. As escolas municipais interessadas em levar os alunos, devem entrar em contato com a Biblioteca Ivone de Menezes e agendar a visita, através do telefone (79) 3179-6411.

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário