segunda-feira, 25 de junho de 2018

Arraiá do Povo traz forró com orgulho e paixão





 Cecilia Cavalcante

 Joquinha Gonzaga

 Irineu Fontes







Publicado originalmente no site da SECULT, em 23 de junho de 2018

Arraiá do Povo traz forró com orgulho e paixão

O carinho e emoção, tanto do público, como dos artistas, transbordou no Arraiá do Povo
  
A noite dessa sexta-feira, 22, foi destacada pela emoção do envolvimento tanto no processo de criação quanto na participação, o Encontro Nordestino de Cultura, organizado pelo Governo do Estado com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), tem superado as expectativas do povo.

Que o Nordeste é terra de forró e de Luiz Gonzaga todo mundo sabe e é por isso que aqui em Sergipe tudo é feito nos mínimos detalhes para preservar a tradição junina que tanto orgulha nosso Estado. Uma das atrações foi Joquinha Gonzaga, sobrinho de Luiz Gonzaga, que já havia participado nas edições da Vila do Forró, mas estava muito emocionado por participar do Arraiá do Povo pela primeira vez.

Frisando que essa é uma festa com autenticidade junina e deve permanecer assim, Joquinha fez um apelo para que a tradição seja mantida. “Essa festa mistura artistas locais e nacionais, mas não perde a essência e isso deve ser espalhado por todo o país para que as pessoas venham e conheçam de perto a cultura nordestina, o forró de verdade. E Eu acho espetacular esse espaço e essa festa porque aqui está tudo autêntico e é isso que o povo quer”, afirma.

Complementando um pouco o pensamento de Joquinha, o produtor cultural e Superintendente da Secult, Irineu Fontes, demonstrou seu orgulho e amor pelo forró, além de falar da magnitude das características da tradição junina. “Até os cangaceiros dançavam o xaxado, o baião que está contido no forró. Então todo esse ritmo que nós temos está na alma do nordestino, no DNA, se você muda isso, você descaracteriza todo o festejo que é de comemoração aos santos e a música junina. Eu costumo dizer que o arraiá é um oásis nesse país em respeito a tradição, a música e a alma nordestina”, salienta.

Novidades no Arraiá do Povo

Dentre as atrações que estavam na programação, o Arraiá recebeu ontem a primeira edição da Escola de Dança, uma oficina para as pessoas aprenderem dançar forró. A idealizadora da oficina foi Cecilia Cavalcante, membro do Conselho Estadual de Cultura, que teve essa ideia no ano passado, mas só pôde colar em prática esse ano.

Foram convidados quatro grupos profissionais de dança para fazer uma oficina de forró para animar os turistas e ensinar quem ainda não sabe, para que essas pessoas possam curtir os shows depois. Ela também expressou sua gratidão aos profissionais que aceitaram o convite para contribuir com esse encontro. “Eu deixo meu agradecimento para todos os profissionais porque foi feito um convite, eles não participam do edital e não estão recebendo nenhum tipo de valor para estarem aqui”, relata.

Essa é a primeira edição da Escola de Dança no Encontro Nordestino de Cultura, mas a expectativa de Cecilia é que continue nos próximos anos. “Acredito que é uma semente que está sendo plantada e só tem a crescer, minha vontade é que esse tipo de atividade entre para o edital e favoreça também os profissionais de dança do Estado para ensinar o nosso forró”, destaca.

E o forró não decepcionou, muita gente aproveitou para dançar bem agarradinho com seu par e curtir cada atração da noite. Dona Maria Alice e Seu Gilton, casados há 45 anos, estavam prestigiando o Arraiá do Povo e evidenciaram o significado do forró para eles. “O forró é tudo para nós, foi ele que nos uniu e todos os anos nós participamos. Esse arraiá proporciona que a gente possa sempre vir aqui e relembrar os velhos tempos desde quando nos conhecemos e ainda mantém viva a tradição junina, nós amamos o forró”, ressaltam.

Texto e imagens reproduzidas do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário