quinta-feira, 21 de junho de 2018

Arraiá do Povo segue agradando sergipanos e turistas

  




Fotos: Diego Di Souza

Publicado originalmente no site da SECULT, em 20 de junho de 2018

Arraiá do Povo segue agradando sergipanos e turistas

No palco Clemilda ou no coreto, adultos e crianças se divertem ao som do tradicional forró pé de serra

A programação, as variadas comidas típicas e a segurança do local levaram famílias inteiras e turistas à Orla da Atalaia prestigiar a 11º edição do Arraiá do Povo, em Sergipe. O evento continua sendo uma das atrações mais belas do São João em Sergipe. Os bares, restaurantes e barracas de artesanato estão sendo cada vez mais procurados. Adultos e crianças prestigiam a festa que já é tradição no estado.

Tereza Mendonça, 59 anos, que participa de todas as edições desde o começo, compareceu à segunda noite do evento, que compõe o Encontro Nordestino de Cultura, acompanhada de toda sua família. “Não quero que esta festa acabe nunca porque é um ambiente tranquilo para trazer as crianças e a família. Este ano está sendo maravilhoso”, comenta enquanto aponta o coreto, o palco e as barracas de comidas típicas.

Enquanto Jussara, 43 anos, conta ser a primeira vez que vai ao evento, garantindo que voltará ano que vem porque é “organizado, bonito e animado”.  A sua neta de 5 anos, Janaina, insiste em dar a sua declaração. “Eu vou pedir pra minha avó me trazer outros dias porque gostei muito”, diz sorrindo e comentando sobre como sua irmã mais nova ficou observando a estátua humana que circula pelo espaço.

Diogo Tavares é de Maceió e está pela primeira vez em Aracaju, acompanhado de sua esposa. “Gostei muito das apresentações do coreto. É uma festa pacífica, com atrações muito boas, e ano que vem estarei aqui novamente. O São João em Sergipe está de parabéns”, reconhece Diogo.

Comidas







 O Arraiá do Povo é composto de uma representação muito forte da gastronomia do nordeste. Neste ano, conta com várias opções de alimentação, como o estande com doze barracas de comidas típicas e mais seis restaurantes. Outra atração é uma bodega com várias bebidas, localizada próximo ao Coreto e à igreja cinematográfica.

Como evidenciou Plínio Marcos, que trabalha com a sua família há três anos neste grande encontro, junho é o mês mais esperado do ano, não só pelos festejos juninos que o caracterizam, mas também por causa das suas comidas típicas.  “Caruru, arroz doce, mungunzá, bebidas de todos os tipos e demais comidas típicas, mas pra mim, o carro chefe daqui é o bobó de camarão”, pontua Plínio, que deixa claro que, apesar de ser cansativo passar vários dias seguidos trabalhando, é muito gratificante fazer parte dessa tradição no mês em que o forró é ainda mais enaltecido.

Os doces também não ficam de fora, segundo Valdeci – que integra o evento há oito anos – os sergipanos e turistas adoram os doces caseiros. “O que me deixa mais feliz é ver todo mundo gostando do que faço. Aqui é uma excelente oportunidade para a gente vender e também se divertir com as apresentações”, declara.

Programação







Na última terça-feira, 19, a programação foi repleta de atrações, reunindo um grande público. A banda Luiz Rodrigues Retalhos Nordestinos abriu a noite com mais de uma hora de show, tocando canções que homenagearam grandes vozes do forró como Clemilda e Luiz Gonzaga.

Outra atração da noite foi Jorge de Altinho, que expressou sua satisfação em participar mais um ano do Arraiá do Povo no mês em que faz aniversário. “Eu sou apaixonado por Sergipe, principalmente Laranjeiras e São Cristóvão, porque adoro cidades antigas, estou muito feliz em dividir o palco com grandes nomes do forró. Minha alegria é cantar e levar a felicidade para todas as pessoas”, alega Jorge. Além do amor pelo forró, o cantor deixa claro que as manifestações gastronômicas típicas dos festejos são garantia para uma comemoração ainda melhor.

A última atração musical a tocar no palco de Clemilda foi Wilson Segal. A noite contou também com apresentações de duas quadrilhas semifinalistas do concurso do Arraiá do Arranca Unha. O marcador da quadrilha ‘Poeirinha do Sertão’, Damaneí, expressa o seu empenho para participar, dançar e se alegrar junto a todos nesta grande festa. “Aqui nós valorizamos nossa cultura popular e a cada ano é um evento mais belo que o outro”, afirma Damaneí.

Texto e imagens reproduzidos do site: cultura.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário