sexta-feira, 15 de junho de 2018

Forró Caju nos bairros resgata tradição cultural dos festejos juninos em família






Fotos: Edinah Mary

Publicado originalmente no site da PMA, em 15/06/18 


Forró Caju nos bairros resgata tradição cultural dos festejos juninos em família

O Forró Caju nos bairros iniciou já mostrando que veio mesmo para fincar as suas raízes e assim perdurar por vários anos. Na noite desta quinta-feira, 15, a Coroa do Meio e o Inácio Barbosa deram a largada para a grande novidade dos festejos juninos desta edição, promovida pela Prefeitura de Aracaju e pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). Ao total, serão 18 bairros, além da Rua de São João, que receberão essa festa.

A abertura do Forró Caju mais próximo de casa veio carregada de alegria, tranquilidade e beleza, além de uma boa dose de movimento na economia local. “Estou muito feliz com o retorno do Forró Caju, principalmente, com essa ideia de fazer festa em cada bairro. É muito importante para mim, porque é daqui que me sustento. Esta iniciativa do prefeito Edvaldo Nogueira ajuda ainda mais a nossa economia”, afirmou a ambulante Ana Cristina, que trabalha há 30 anos no ramo, sendo dez deles dedicados somente aos festejos juninos.
 
A animação na Coroa do Meio ficou por conta dos grupos ‘Capunga do Forró’ e ‘Tonho Baixinho e Trio Ave Rara’. Já no Inácio Barbosa, a programação foi com o ‘Trio Cacimba’, ‘Mimi do Acordeon’ e a apresentação da ‘Quadrilha Cacimba Nova’. O cantor Valdoilson Santos, da banda ‘Capunga do Forró’, destacou a importância do processo de seleção dos músicos que irão tocar nos festejos juninos de Aracaju. “É motivo de muita felicidade voltar a tocar no Forró Caju. Graças ao prefeito e a todos que fizeram uma seleção bem organizada e sem apadrinhamento político”.

Para o vice-presidente da quadrilha ‘Cacimba Nova’, Sidney Menezes, o Forró Caju nos bairros fortalece a divulgação das quadrilhas, principalmente, as que estão iniciando agora. “O nosso grupo de dança foi criado há um ano e muita gente ainda nem sabe que existe, por isso que é importante participar deste evento, tanto pela cultura, quanto pela divulgação e reconhecimento. Além disso, dançar em nosso bairro é um momento de grande emoção”, ressaltou.

A moradora do Inácio Barbosa, Kimbily Tarciana, resumiu, por meio de poucas palavras, o que viu e sentiu no seu primeiro dia de forró, ali bem pertinho da sua casa, reforçando a verdadeira finalidade do projeto Forró Caju nos bairros. “O que temos aqui é um momento familiar e de calmaria, resgatando a cultura dos festejos juninos de Aracaju, valorizando a tradição e gerando mais economia e renda para a comunidade”.

Programação desta sexta-feira, 15:

Lamarão – Avenida Lamarão

19h– TRIO PÉ QUENTE
21h – QUADRILHA PISA NA BRASA
21h30 - MARCOS PAULO

Coqueiral – Calçadão da Av. Euclides Figueiredo

18h – TRIO XODÓ DA VILA
20h – QUADRILHA XODÓ DA VILA
20h30 – ZÉ COSTA FORRÓ MANDACARU

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário