terça-feira, 23 de setembro de 2014

CIDADE HISTÓRICA - São Cristóvão possui igreja mais antiga de Sergipe


Publicado originalmente no Site do Bareta, em 04/04/2013.

São Cristóvão possui igreja mais antiga de Sergipe

Construída em Sergipe Del Rey no século XVII, pelos padres jesuítas – época em que a cidade de São Cristóvão foi invadida pelos holandeses -, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória é a paróquia mais antiga do Estado. Com 405 anos de história, é conhecida pelo imponente estilo barroco e por manter, até os dias de hoje, sua estrutura original.

Nos idos de 1608, foi elevada como Matriz pelo quarto Bispo da Bahia, Dom Constantino Barradas, no pontificado do Papa Paulo V. Ao decorrer dos anos, tornou-se sede episcopal. Mesmo depois de ter passado por danos irreparáveis ao longo dois oito anos em que os holandeses estiveram à frente de São Cristóvão (1637 a 1645), a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória foi reformada quatro vezes – praticamente reconstruída.

Situada na Praça da Matriz, a igreja contém inúmeras histórias em seu registro. Cada objeto, pintura e ladrilhos contidos nela contam algo aos visitantes, pesquisadores, comunidade e fiéis frequentadores.

“A reação de cada um que vem aqui à procura de informações é interessante. Muitos contemplam, tiram fotos e observam cada detalhe da paróquia. É muita beleza e história misturadas”, afirma Givanildes Jesus dos Santos, orientadora cultural do município.

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória é conduzida pelo Pe. Willams Oliveira Lima. Segue aberta aos visitantes de terça a sábado, 10h às 16h e aos domingos das 9h às 13h. Estudantes e toda comunidade podem e devem fazer visitação no local para aprofundar seus conhecimentos. Saber um pouco da sua identidade cultural e a importância de se preservar patrimônios históricos como este, é de grande valia para todos.

Foto e texto reproduzidos do sitedobareta.com.br/municipios

Nenhum comentário:

Postar um comentário