sábado, 27 de setembro de 2014

Professor inova e cria Centro de Linguagens e Literatura


Infonet - Educação - Noticias - 26/09/2014.

Professor inova e cria Centro de Linguagens e Literatura
Fabiano Oliveira é professor do Colégio Dom Luciano

Em meio ao ambiente escolar voltado ao vestibular, um professor do estado de Sergipe optou por inovar em seu método de ensino. Fabiano Oliveira, professor do Colégio Estadual Dom Luciano, criou juntamente com o apoio de pais e alunos o CELL, Centro de Estudos Linguísticos e Literários, com a proposta de desenvolver a literatura, através de música e teatro, a língua, através da realidade dos alunos, e a produção de texto, através de material jornalístico.

O CELL foi criado há cerca de dois meses, se localiza em um das salas do Dom Luciano e será inaugurado na próxima semana. De acordo com o professor Fabiano, serão seis turmas, de 1º e 2º ano do ensino médio, totalizando 120 alunos, estes coordenados por outros quatro estudantes. Fabiano Oliveira explicou inclusive que a participação dos alunos não é obrigatória.

Novas ferramentas

Mas, diferente dos outros ambientes de ensino do Colégio, o CELL apresenta novas ferramentas de atração aos alunos. “Temos três ambientes numa mesma sala. Cada um deles é para desenvolver uma vertente do centro. É tudo muito aconchegante e cheio de cores, o que faz com que atraia os estudantes para cá”, disse o professor.

Fabiano Oliveira informou ainda que o centro foi todo construído a partir de material já utilizados. “Reaproveitamos caixotes, almofadas, mesas, cadeiras, tudo o que encontramos e que pode ser útil, é trazido para compor a sala”, explicou. “Também contamos com a angariação de alguns recursos para conseguir aparelhos eletrônicos”, completou.

Apoio

O professor confessou que recebeu total apoio da escola para desenvolver o novo local de aprendizagem. “Eu sonho com esse projeto há dez anos e estou no Dom Luciano há apenas quatro meses. Assim que eles me disponibilizaram a sala, já foi uma ajuda grande para começar a colocar em prática esse meu sonho”, disse.

Fabiano Oliveira conta também a forma como ele acredita que isso pode contribuir na educação dos jovens. “Só construindo o centro, já começamos a desenvolver noções de responsabilidade, liberdade. Além de que eles saem do ambiente ocioso para fazer algo que vai dar resultados positivos a eles no futuro, principalmente em relação à escolha da profissão”, falou. “Fico muito feliz com o que está acontecendo. Foi criado um mundo novo aqui dentro do Dom Luciano. Muitos meninos agora sonham mais além do que estavam acostumados”, completou.

De olho no futuro

E os alunos parecem aprovar o novo método utilizado pelo professor, que dará aulas apenas no CELL a partir da criação do Centro. Emerson Santana, Felipe Guilherme e Ketlyn Thainá foram alguns dos alunos que ajudaram na construção do CELL. Para Emerson, a iniciativa foi incrível. “Isso aqui mostra a outra cara do Dom Luciano, longe das brigas internas que são tão divulgadas. O CELL mostra que aqui tem gente interessada, querendo um futuro”, disse o estudante que já decidiu em seguir a carreira de químico.

Felipe e Ketlyn estão empolgados com a inauguração. “A sala em si já é um incentivo maravilhoso para a gente desenvolver novas formas de conhecimento. Isso ainda vai dar em muita coisa boa”, disseram os estudantes.

Uso da tecnologia

Um ponto que o professor Fabiano fez questão de chamar a atenção foi o amplo uso de tecnologias no CELL. “Não dá para eliminar o celular do universo dos jovens. E, se isso já está instaurado, que seja utilizado a nosso favor. Não vale apenas para o celular, mas para todas as tecnologias”, disse.

“Eu pensei isso e quero que as outras escolas pensem em novas formas de atração para os estudantes. Para que a escola seja um ambiente real de aprendizado”, completou o professor.

Por Helena Sader e Kátia Susanna.
Foto: Portal Infonet.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/educacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário